x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.994

Duvida sobre Solicitação de Retificação de Lançame

Paulo

Paulo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 08:08

Ola.

Recebi uma notificação da Receita sobre um erro em minha declaração de 2011 onde eu declarei um valor no campo de Imposto Complementar/Mensalão. Fui ate a Receita e eles disseram que eu deveria preencher o formulario SRL, trazer os documentos necessarios e novamente retornar a Receita com tudo preenchido.

Tenho algumas duvidas e gostaria da ajuda de vocês.

1) Eu ja sei o erro que cometi. No ano de 2010 eu tive que pagar o imposto e quando declarei o IR de 2011 pensei que eu deveria declarar o valor pago e informei o total do imposto pago no campo de imposto complementar. Na verdade não precisa declarar o valor do imposto pago, então esse campo deveria estar em branco, então a correção seria apenas retirar o valor informado nesse campo.

2) A notificação traz a indicação do erro que cometi, que é: "Compensação Indevida de Carnê-Leão e/ou Imposto Complementar/Mensalão". Nesse caso, segundo informações do site da Receita, o documento necessário para apresentação é o DARF do(s) recolhimento(s) do Carnê-Leão e/ou do Imposto Complementar. Como eu não tenho esse DARF do Carne Leão ou Imposto Complementar, pois eu não pago esse tipo de imposto, que documento tenho que apresentar na Receita?

No meu caso eu não estou fazendo uma contestação, eu quero apenas corrigir esse erro, retirando esse valor informado de forma errada.

Obrigado.

RONALD TAVARES COSTA SILVA

Ronald Tavares Costa Silva

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 08:15

Amigo, pelo que você expôs a RFB quer o comprovante do recolhimento a qual você não fez devido a um erro de lançamento, como a referida declaração está em intimação você não pode retificar, o correto é fazer uma manifestação de inconformidade informando o referido erro.

Abraços

Paulo

Paulo

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 08:34

Obrigado Ronald,

Sim, a RFB pensa que eu pago o Carne Leão / Imposto complementar, pois informei um valor indevido nesse campo e quer que eu mostre os documentos comprovando esse valor.

Minha duvida é sobre o que eu devo informar na SRL.
No campo 4 do formulario, por exemplo, solicita que eu justifique os motivos da Não Concordancia do lançamento e, na verdade, eu concordo que está errado! Preciso justificar alguma coisa? Se não preencher nada, vai dar problema ? vão implicar com isso? (sabe como é o pessoal da Receita!)

No campo 5 solicita que eu leve os documentos para comprovação dos valores e, nesse caso, teria que levar o Carne Leão, mas eu não tenho esse documento, pois nao pago carne leão!

Meu caso é simples, basta retirar o valor informado no campo de imposto pago, só isso! mas ja viu né!...

Meu medo é perder meu dia de trabalho e um tempão na fila e quando chegar a minha vez eles implicarem por falta de documento ou erro no preenchimento. Infelizmente ninguem la na Receita teve paciencia de ver o meu caso e dizer como preencher e o que levar para a correção.

obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.