Lia Gonçalves Pereira
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)respostas 4
acessos 812
Lia Gonçalves Pereira
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) Proprietário Boa noite Lia,
Sendo os atos constitutivos da entidade registrado em cartório (sociedade simples) , tanto para o IPRJ quanto para a CSLL, percentual de presunção será 32,00%
Ver também solução de consulta da Receita Federal do Brasil.
MINISTÉRIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL
SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 83 de 10 de Marco de 2011
ASSUNTO: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ
EMENTA: PERCENTUAL. LUCRO PRESUMIDO. A partir de 1º de janeiro de 2009, é possível a utilização do percentual de 8% para apuração da base de cálculo do IRPJ, pela sistemática do lucro presumido, em relação aos serviços de fisioterapia e reabilitação, desde que a prestadora dos serviços seja organizada sob a forma de sociedade empresária e atenda às normas da Anvisa.
Consulte também Ato Declaratório Interpretativo RFB nº 19, de 7 de dezembro de 2007, DOU de 10.12.2007 que dispõe sobre o conceito de serviços hospitalares para fins de determinação da base de cálculo do imposto de renda:
[ADI RFB 19/2007]
Andre da Silva Rosa
Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a) Bom Dia.
Tenho Pergunta?
Prezados, Tenho ciência que podemos compensar 30% do prejuízo de períodos anteriores para o IRPJ, Isso vale também para contribuição social CSLL? Percebi que na DIPJ não há o Campo especifico na pasta da CSLL como há para IRPJ. Seria na ficha 17 na linha 67 ((-) Base de Calculo Negativa da CSLL de Períodos Anteriores - Atividades em geral).
Meu Cliente é Optante pelo lucro Real Trimestral
Brener Lamas de Souza
Prata DIVISÃO 2, Contador(a) Andre,
Parece que o correto seria aproveitar 30% do lucro e não do prejuizo, e contribuição social acredito que não tenha o mesmo beneficio.
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador , Sócio(a) Proprietário Bom dia André e Brener,
A limitação de 30,00% de compensação, tanto do prejuízo fiscal quanto da base de cálculo negativa da CSLL, tem mesmo tratamento.
Quanto a CSLL:
Ver Perguntas e respostas DIPJ 2012 (Pergunta 008):
[Perguntas e respostas DIPJ2012]
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.