x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.503

IRPJ - Simples Nacional

MARJORIE C KUIN

Marjorie C Kuin

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 16:05

Boa tarde pessoal,

Não sou da área contábil, mas estou com dúvidas sobre declaração de IRPJ, vou explicar a situação:

Meu marido tem uma micro-empresa ativa desde 2000 optante pelo Simples Nacional, até então com orientação do seu contador ele não declarava IRPJ por não atingir os valores, porem este ano seus rendimentos aumentaram e provavelmente ele terá que declarar IR ano que vem, a empresa é individual e hoje tem 2 funcionários, quando ele for declarar o que ele poderá deduzir: escola das crianças, plano de saúde, despesas com advogado que presta serviço para ele e para a empresa, no caso do plano de saúde está em nome da empresa porem que paga é meu marido, como fica isso? Eu pesquisei no google e até no forum, mas a legislação é vasta e com termos bastantes confusos para um leigo, se alguém puder ajudar eu agradeço muito. Obrigada. Marjorie

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 17:23

Boa tarde Marjorie,

Em termos gerais ele poderá deduzir:

- o valor limite fixado pela Receita Federal para cada dependente (filhos e conjuge)

- as despesas com instrução dele e dos dependentes (também com limite fixado)

- as despesas com planos de saúde (sem limite) dele e dos dependentes se pagas pelo seu marido, não pela empresa. A despesas com Planos de Saude pagas pela empresa só será dedutivel a parte descontada dele.

Os gastos com advogados só serão dedutiveis se efetuados para percepção de rendimentos (causas/processos trabalhistas).

...

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 14:51

Boa tarde Marjorie,
Deixa eu te perguntar uma coisa: Pessoas que tinham empresas no nome até 2009, não eram obrigados a apresentar IRPF mesmo não atingindo o valor para tal declaração? Porque aqui no escritório nós faziamos as Declarações para nossos clientes, mesmo não atingindo o valor obrigado para declaração de renda, pois eles tinha empresas, melhor você ver certinho isso para não bloquear o CPF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.