x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 655

Simples - enquadramento

Jucélia Cristina dos Santos

Jucélia Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 11:58

Bom dia, uma empresa com atividade vedada ao simples até julho/2012, vai mudar de atividade e essa nova atividade permite enquadrar no simples; minha dúvida é:
- Posso recolher os tributos como simples no mês da alteração da atividade ou vou ter que esperar o próximo ano e continuar recolhendo como lucro presumido?
Outra pergunta:
- Uma empresa já optante do simples no anexo V, vai mudar sua atividade e essa nova atividade pode usar o anexo III, minha dúvida: calculo os impostos a partir da mudança de atividade no anexo III ou tenho que continuar calculando pelo anexo V até o próximo ano.
Obrigada, no aguardo.

Jucélia C Santos
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 12:18

Jucélia Cristina dos Santos,

O desenquadramento realizado por empresa em atividade deste o início do ano. Os seus efeitos somente serão produzidos no ano calendário seguinte.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Leticia dos Anjos

Leticia dos Anjos

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 16 julho 2012 | 12:22

Boa tarde Jucélia:

uma empresa com atividade vedada ao simples até julho/2012, vai mudar de atividade e essa nova atividade permite enquadrar no simples; minha dúvida é:
- Posso recolher os tributos como simples no mês da alteração da atividade ou vou ter que esperar o próximo ano e continuar recolhendo como lucro presumido?


De acordo com a legislação do simples nacional, e em resposta a pergunta 2.8 do portal do simples nacional, NÃO. Pois a opção pelo Simples Nacional somente poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção.
Ou seja, você deverá efetuar a opção pelo simples a partir de Janeiro/2013, e após a consolidação da opção poderá efetuar os cálculos dos impostos mediante o sistema do Simples Nacional.

Espero ter ajudado.

"Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.