x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.383

Dúvidas sobre Simples Nacional

João Faraco

João Faraco

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Sábado | 21 julho 2012 | 02:36

Acabei de abrir empresa para produzir um evento, cujas atividades são:

PRINCIPAL
82.30-0-01 - Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas

SECUNDÁRIAS
62.01-5-00 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda
74.90-1-04 - Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
73.19-0-04 - Consultoria em publicidade
74.10-2-01 - Design
85.99-6-04 - Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial

Conversando com nosso contador, ele informou que temos que pagar 16,33% de impostos sobre todas as notas emitidas.

Pesquisando um pouco a fim de entender esses impostos, acabei vendo que empresas que atuam com "produção cultural e artística" têm direito ao Simples Nacional, mas as que "realizam atividade de consultoria", não. Analisando as alíquotas do Simples Nacional, se a minha empresa se encaixar no Simples Nacional, terei que pagar somente 6,54%.

Estou começando a me educar quanto às burocracias, e gostaria de esclarecer um pouco mais sobre isso com uma segunda opinião de vocês...
- Eu posso mudar as atividades da minha empresa, a fim de me enquadrar no Simples Nacional, já que o único projeto que temos é a produção do evento ?
- Porque as alíquotas do Simples Nacional são tão menores do que para empresas que não se enquadram ?
- Seria de fato uma solução para nos aliviar dessas tributações, ou não tem jeito ?

Desde já agradeço qualquer dica!

MARCIO ZAFFANI

Marcio Zaffani

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 15:33

A melhor solução é alterar suas atividades e esperar o próximo ano/exercício para se enquadrar no SN.

Como a carga tributaria menor, vc terá um maio lucro, esta %tagem de 16,33% é somente sobre o faturamento, ou seja, NF emitida. Além disso, sobre o seu pró-labore e se vc tiver funcionários registrados o INSS será mais 20% sobre os rendimentos além a obrigatoriedade de pagar anualmente a contribuição patronal.

Converse com o seu contador e peça orietnação com base nas palavras acima.



Márcio Zaffani
Contador
Gestor Empresarial
Corretor de Imóveis
Corretor de Seguros
Jornalista
MARCIO ZAFFANI

Marcio Zaffani

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 15:35

Outra coisa João, dependendo vc ainda pode ser SIMEI....

Márcio Zaffani
Contador
Gestor Empresarial
Corretor de Imóveis
Corretor de Seguros
Jornalista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.