x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.738

IRPF - Imóvel nunca declarado

Rogério Arruda Pires

Rogério Arruda Pires

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 01:07

Olá pessoal, uma dúvida por favor.

O imóvel onde moro nunca foi declarado na DIRPF.
No caso esse imóvel foi adquirido pelo meu pai há muito tempo, algo em torno de 36 anos atrás, por isso não faço a menor idéia do valor na aquisição.
Ele já é falecido desde 98 e de vários anos para cá faço a minha DIRPF e também a da minha mãe, a qual é beneficiária dele.

Como devo proceder para regularizar a DIRPF fazendo constar esse imóvel? E qual valor devo declarar?

Desde já muito obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 07:36

Bom dia Rogério,

O valor que deve ser informado da DIRPF de sua mãe é o que consta da Escritura Pública ou Contrato de Compra e venda se ainda não foi escriturado no Cartório de Registro de Imóveis.

...

Rogério Arruda Pires

Rogério Arruda Pires

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 19:50

Boa noite Saulo!

Muito obrigado pela informação.

Vou buscar onde está esse valor para declarar esse imóvel e regularizar essa pendência antiga que todo ano esqueço e acaba ficando pra trás.

Só mais uma dúvida: no caso de eu encontrar esse valor lá atrás, muito provável ele estará em outra moeda, será um valor totalmente incompatível com valores atuais. Devo converter, atualizar?

Obrigado e um abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.