x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.571

irpj e csll factoring

Ricardo Pinheiro

Ricardo Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 17:04

Boa tarde!


Qual a aliquota para os impostos IRPJ e CSLL s/ o faturamento de uma factoring?

Atenciosamente,
Ricardo Pinheiro
"Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 19:04

Ricardo,

Art. 246. Estão obrigadas à apuração do lucro real as pessoas jurídicas (Lei nº 9.718, de 1998, art. 14):

VI - que explorem as atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, compras de direitos creditórios resultante de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring);

Fonte: RIR/99

Conforme transcrito acima, as empresas de factoring, estão obrigadas à apuração no Lucro Real, sendo assim, as mesmas contribuirão para o IRPJ e CSLL, na alíquota de 15% e 9% respectivamente (+) Adicional do IRPJ de 10% sobre a base de cálculo que exceder 20.000,00 mensais, sobre lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Ricardo Pinheiro

Ricardo Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 19:18

fiquei com dúvida pork um amigo me disse que existe na legislação, que para as factoring a aliquota do irpj e cssl é a mesma, mas não soube me dizer que lei era essa, ja pesquisei e não encontrei nada sobre isso.

Atenciosamente,
Ricardo Pinheiro
"Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." Josué 1:9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.