x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 1.713

cálculo simples nacional

luciana moraes soares

Luciana Moraes Soares

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:30

Bom dia,

estou com uma dúvida em relação a uma empresa enquadrada no simples nacional, esta empresa começou suas atividades em abril de 2011, como é feito o cálculo do simples no primeiro mês? existe algum tipo de proporcionalidade ou é utilizada a soma do faturamento mensal? e em janeiro de 2012 é considerado o faturamento acumulado?

FERNANDA  ESTEVAM

Fernanda Estevam

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:34

Bom dia,
Mas a empresa estava sem movimento desde abril de 2011? É a primeira vez que você irá calcular o imposto (DAS Documento de Arrecadação do Simples)?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 09:41

No primeiro mês de atividade, o faturamento deve ser multiplicado por 12, para retirar uma média que a empresa teria durante o ano. Mas deve-se prestar atenção se o faturamento não exceder os limites do simples nacional.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
luciana moraes soares

Luciana Moraes Soares

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 10:02

Oi Fernanda, na verdade gostaria de entender melhor como é feito o cálculo, porque existe uma variação muito grande no faturamento declarado, e estou em dúvida se existe algum tipo de proporcionalidade utilizada ou deve ser utilizado o faturamento acumulado?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 10:25

A alíquota varia de acordo com a receita bruta, dos 12 meses anteriores, corre?
Portanto, no primeiro mês de exercício da empresa, deve-se multiplicar o valor de faturamento e multiplicar por 12. Com o resultado da multiplicação, terá o faturamento dos 12 meses anteriores, para achar a alíquota que deverá ser aplicada sobre a receita do mês em que se está apurando o imposto.

Mas a empresa já estava registrada desde abril/2011? Qual o motivo de ela estar apurando impostos somente em 07/2012?

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 10:36

Edson Sales de Oliveira. Segue um exemplo.

Supondo que eu tenha uma empresa de comércio e que meu faturamento no meu primeiro mês de atividade foi de R$ 15.000 Irei multiplicar esse valor por 12. Tendo um resultado de R$ 180.000.
Ao consultar a tabela do simples nacional, podemos notar que a liquota que se enquadra nesse faturamento e nesse ramo de atividade é de 5,47%.
Portando,

(Aliquota)5,47% x (Base de cálculo) R$ 15.000 = (Imposto devido)R$ 820,50

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.