x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.152

Simples produtos com saída 040

Eduarda

Eduarda

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 10:56

Bom dia,
Estou com uma grande dúvida, empresa optante pelo simples nacional com faturamento anual + ou - R$ 1.500.000,00, ramo supermercado. Todo mês o cliente manda relatório produtos monofásicos e alíquota zero pra estar deduzindo do cálculo do simples. Mas e como fica a situação dos produtos com saída 040 que é também alíquota zero? vamos citar um ex por produto pela tabela do simples nacional comercio:
alíquota IRPJ CSLL Cofins Pis CPP ICMS
9,03% 0,42 0,42% 1,25% 0,30% 3,57% 3,07%

EX: sabonete saída 060 monofásico. Dessa alíquota de 9,03 vou deduzir o Icms 3,07 e o Pis 0,3 e cofins 1,25, o imposto desse produto vai cair pra 4,41%. Agora e o produto com saída 040 (batata,farinha mandioca, feijao) que tambem é alíquota zero de pis cofins, como fica o imposto desse produto? a saída 040 é isenta de todos os impostos do simples?

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 11:04

Mariselma,

Acho que você quer saber se produtos com alíquota zero de pis e cofins, esses podem ser deduzidos do simples nacional.

Produtos com alíquota zero do pis e cofins, não podem ser deduzidos do cálculo do Simples, referente ao percentual desses impostos, somente os produtos que são monofásicos.

A devida segregação de empresas do comércio varejista, se dará na forma do Inciso I, do Art. 25 da Resolução CGSN 94/2011

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
Eduarda

Eduarda

Iniciante DIVISÃO 5, Gerente Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 12:30

Obrigada Adalberto pela resposta me ajudou muito, imaginei que poderia deduzir pis e cofins dos produtos alíquota zero também. Mas, se o produto é 040 ele é isento de todos esses impostos do simples? porque se é 060 vou deduzir somente o ICMS e se é 040 eu não sei se é isento de todos esses impostos aí.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.