x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 995

Vanessa Costa

Vanessa Costa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 16:44

Tenho um cliente advogado que possui uma conta bancaria PF onde nessa conta ele recebe ações de seus clientes. Ex.: um cliente vai receber R$ 1.000,00 de indenização, 20% fica com ele(advogado) e o restante ele repassa para o cliente.
Ele me falou que inclusive essa conta é registrada na OAB(não sei como funciona).
A dúvida é se por esse dinheiro passar em uma conta no nome dele, se isso poderá acarretar alguma dúvida quanto a legitimidade do seu IRPF, já que ele declara somente os 20% que é o seu ganho. Ou se ele poderá algum dia cair na malha fina por causa desse procedimento.

Desde já agradeço aos amigos.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 16:50

Cara Vanessa,

Como seu cliente é advogado ele deve saber o que está fazendo, no entanto, se o mesmo tem como justificar os depósitos não vejo problema.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 16:50

Vanessa, eu tive uma vez um cliente, despachante aduaneiro autônomo, e eu colocava uma observação na ficha de bens dele, no item do saldo da conta corrente, informando que "continha depósitos e saques de terceiros referentes à atividade de despachante ...". Nunca caiu na malha fina. No caso de advogado, acho até que é mais "claro" essa questão perante à Receita.

Vanessa Costa

Vanessa Costa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 17:23

Edval... obrigado pelas informações, mas foi o próprio advogado que me pediu orientação.

Márcio... obrigado pelas informações, é exatamente o que imaginei e orientei o cliente a fazer. Só para complementar achei essa pergunta no site UOL Finanças:

Um advogado especialista em cobrança utiliza sua conta corrente bancária para receber dívidas dos seus clientes. Assim, o saldo em 31.12 de cada ano informado não corresponde ao seu patrimônio. Como resolver esta questão?

Recomenda-se que o advogado mantenha uma conta corrente específica para este fim. O advogado também deve manter em mãos todos os dados que comprovem as transações. Assim, se for chamado pela Receita, ele terá os documentos que explicam a situação.

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 23:49

Boa noite Vanessa.

A documentação habil, nesse caso, é o recibo dos 80% fornecido pelo autor.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.