x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 535

DAS - Pagamento / Erro / Correção

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 10:48

Bom dia! Uma empresa precisa da certidão negativa da RFB, e o impedimento é um débito que está sendo cobrado de maneira indevida, mas a situação é complexa e resumo, para obter um auxílio.

A competência de referência do DAS é 05/2010.

A receita informada foi de R$ 78.412,35, declarada no dia 16/06/2010, na opção revenda de mercadorias para o exterior (ERRO), quando deveria ser revenda de mercadorias, exceto para o exterior (CERTO) Tal erro gerou um DAS a pagar de R$ 3.497,19 ( IRPJ 337,17 - CSLL 337,17 - COFINS 0,00 - PIS/Pasep 0,00 - INSS/CPP 2.822,85 - ICMS 0,00.

No dia 18/06/2010 fiz uma retificação no cálculo, mantendo o erro, as mesmas informações, mas gerei um DAS para o cliente pagar no valor de R$ 7.751,21, que foi recolhido no dia 21/06/2010. Alterei o valor, que é o valor correto na geração do imposto no anexo I, revenda de mercadorias exceto para o exterior.

O que certamente gerou um débito "extra" foi uma 3ª retificação que eu fiz no dia 10/09/2010, alterando as informações, lançando para a opção correta, revenda de mercadorias, exceto para o exterior, e aí a RFB está cobrando um imposto complementar de R$ 4.485,24 ( COFINS 987,99 - PIS/PASEP 235,23, ICMS 2.430,78) Esses impostos não entraram no extrato do pagamento anterior devido a opção incorreta que selecionei, mas a empresa pagou para todos os efeitos o valor de R$ 7.751,21, já contemplando todos os impostos, inclusive os valores cobrados atualmente.

Alguém já teve um caso como este? O que foi feito para resolver? Conseguiu resolver?

Peço auxílio e desde já agradeço. Perdão pela extensão da mensagem. Eu geralmente não me alongo nas minhas participações.

irael rodrigues

Irael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2012 | 13:55

Rafael boa tarde, se vc fez a retificação com os dados certos, imprima e protocole na RFB para que eles regularizem no sistema.
Importante vc verificar tambem se a declaração anual foi feito a retificação, porque os dados que a receita utiliza para efetuar as cobranças são de acordo com as apurações mensais espelhando-se na declaração anual.

abraços.


Nem só de pão vive o homem, mas também das palavras que saem da boca de nosso Senhor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.