x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 2.672

Declaração DITR

Rafael Carvalho Melo

Rafael Carvalho Melo

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 10:21

Bom Dia...
Em 2012 vou entregar a declaração de ITR pela primeira vez, estou com algumas dúvidas. Alguem poderia me falar se é obrigatória fazer atualização monetária do valor do imóvel?? Qual seria a porcentagem ao ano??


Grato.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 14:37

Rafael,
O quadro de valores da propriedade rural na declaração do ITR,será feito com valores atuais da propriedade rural em sua região, tem pessoas que seguem o valor de avaliação do orgão avaliador de seu muncipio quando há uma venda ou transferência.Resumindo, o produtor rural vai pagar o imposto do valor de sua propriedade rural atualizado.

OBS; Se o produtor rural faz DIRPF é importante lembrar que as informações das duas declarações(IR e ITR) vão para Receita Federal(evitar divergências de valores se for o caso).


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Wesley Aparecido da Silva

Wesley Aparecido da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 12:48

Boa tarde,

Gostaria de confirmar quais pessoas estão isentas da DITR neste ano.
Quem possui terreno com menos de 30Ha está dispensado?
Caso positivo, em qual lei se encontra, pois até o momento não encontrei!!

Albert Douglas

Albert Douglas

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 14:57

Boa tarde pessoal,

preciso da ajuda de vocês, tenho um cliente que possuía um imóvel rural de janeiro a maio de 2012, pois a partir de maio 2012 ocorreu a descaracterização do mesmo, passando a ser imóvel Urbano.

A empresa acima está obrigada a entregar a DITR 2012?

grato.

Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 12:03

Tenho a mesma dúvida do Sr. Albert Douglas.

E uma outra dúvida o imóvel rural foi adquirido em 04/09/2012 quem faz a declaração comprador ou vendedor?
É preciso preencher uma nova CAFIR e entregar na receita com os dados do novo proprietário? Será gerado um novo NIRF?

Obrigado a todos pela atenção.
Artur

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 14:18

Artur,
Quem faz a declaração é o comprador do imóvel rural; com referencia ao nirf, se for compra total, o comprador vai usar o mesmo nirf usado na declaração anterior, agora se for compra parcial(parte), o comprador terá que requerer um novo nirf junto a Receita Federal e entregar a declaração até 28.09.2012.

Com referencia aos números, no CCIR(INCRA) é o mesmo processo.


Espero ter ajudado,

Rogerio de Souza Santos
Artur Melo Bernardi

Artur Melo Bernardi

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 15:00

Rogério, ajudou sim, na hora de fazer o preenchimento já preencho com os dados do comprador, sem problemas, no meu caso é compra total. Porém os vendedores tinham o imóvel em condomínio 40% de um e 60% de outro, isso para o comprador não vai influenciar em nada né.
Neste caso eu preciso preencher o quadro AQUISIÇÃO DE ÁREA TOTAL? Informo os dados do declarante no ano passado?
Obrigado!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 10 setembro 2012 | 15:05

Artur,

È isto mesmo, você vai usar o mesmo número do Nirf, agora com referencia a outros dados, você usará os dados do proprietário atual(comprador), inclusive atualizando os valores nesta declaração, pois o imposto(ITR) é pago pelo valor atual da propriedade na sua praça, lembre que se um dia houver qualquer desapropriação ou coisa assim, o valor pago pelo governo é o valor desta declaração.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.