x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 3.514

declaração do simples - sobre inatividade

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2012 | 18:19

Boa tarde
pessoal!

Por gentileza, gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Tenho um cliente que foi optante do simples nacional pelo seguinte período: 01/07/2007 a 06/08/2007. A empresa foi cancelada em 07/08/2007. A Receita Federal está cobrando da empresa a entrega da declaração do simples nacional DASN 2008. Entretanto, no mesmo ano, a empresa entregou a declaração simplificada de pessoa juridica - Inativa 2007. Na declaração foi informado a seguinte data: 01/01/2007 a 07/08/2007,situação extinção. Tenho as seguintes dúvidas:

1 - Mesmo tendo entregue a declaração inativa 2007 situação extinção, sou obrigado a entregar a declaração do DASN 2008?

2 - Caso positivo, qual período devo informar, seria o período que a empresa foi optante?

3 - O que devo fazer com a declaração que foi entregue como inativa, devo retifica-la?

LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 00:32

Olá Ricardo!
Obrigado pela resposta!
Gostaria que me esclarece só mais uma dúvida. A declaração de inatividade entregue foi informado o seguinte período: 01/01/2007 a 07/08/2007. Esta declaração deve ser retificada de 01/01/2007 até 30/06/2007, e consecutivamente entregar a DASN 2008 pelo período que a empresa foi optante, de 01/07/2007 a 06/08/2007?

Marcelo Jesonias

Marcelo Jesonias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 12:49

Leonardo,

Como a DSPJ foi entregue com o período errado, você terá que retificar, pois dentro do período informado, a empresa já estava no Simples.

Dai você envia a DASN, para que a RFB possa cruzar as informações.

Contudo você deverá ficar atento, ao diferimento da Receito, referente a extinção.

Boa sorte!

Att,

Marcelo Jesonias Silva dos Santos
Contador - CRC/PE
Marcelo Jesonias

Marcelo Jesonias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 20:56

Leonardo,

Após realizar tal procedimento, conte-nos como foi a experiência.
Pois, poderemos passar por essa situação também.

Att,

Marcelo Jesonias Silva dos Santos
Contador - CRC/PE
LEONARDO GAVIRA SERRA NEGRA

Leonardo Gavira Serra Negra

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 08:33

Olá Marcelo,
Estive no cac da Receita Federal ontem para pedir algumas explicações. A pessoa me disse que a DSPJ não tem como ser retificada, porque ela foi feita de forma simplificada, aquela que é feita pela internet, sem programa.
Meu chefe vai deixar de lado por enquanto, mesmo porque a firma está cancelada e até agora não houve cobrança por parte da Receita.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 08:40

Leonardo Gavira Serra Negra,

Referente o período de 01.01.2007 a 30.06.2007 deverá
ser entregue a DSPJ normal, sem a informação de "Extinção"

Em seguida, envie a Dasn situação especial, informando na Dasn a
data do evento de extinção.

Lembrando que ambas as declarações, se ainda não foram formuladas e
entregues estao sujeitas a multa pelo atraso.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 14:23

boa tarde nobres colegas!!! aproveitando o tópico para tirar mais uma dúvida.
acabo de pegar uma empresa de serviços optante pelo Simples vinda de outra contabilidade, verificando constatei que a empresa não vem declarando seu faturamento desde 02/2010. Com não tenho poder dessas informações posso transmitir a os DAS atrasados sem movimentos e as declarações também?
Tenho posso das informações desse ano a partir de fevereiro, mas os DAS desse ano só saem com os anteriores declarados.

o que devo fazer para regularizar esta empresa, deixá-la totalmente em dia???

Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 16:48

ok Rosana. ajudou sim, com certeza.
acabei de transmitir tudo, vou fazer o pagamento amanhã pela manhã.
tudo ok.

muito obrigado mesmo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 17:12

Boa tarde Rosana

Voce não consegue pegar as notas de venda deste periodo ? caso negativo , voce não tem opção , declare tudo sem movimento até a data de 02/2012 , entregue as declarações , e começe a escrituração correta a partir de agora.

Discordo completamente da alternativa apontada por você. Desprezar todo o faturamento já efetivado e começar a escrituração a partir de agora, indubitavelmente não é a solução.

Se assim fosse possivel e aconselhável, acabariam todos os problemas dos inadimplentes. Bastaria não pagar nada e não elaborar a contabilização até um belo dia quando se "começaria de novo" com a escrituração correta.

Se a responsabilidade pela escrituração contabil, cálculo e recolhimento dos impostos até então tem sido de outro contador, o Nildo deve elaborar um oficio endereçado ao sócio administrador desta empresa com vistas a deixá-lo a par da situação e aconselhá-lo a exigir do contador que o antecedeu as devidas providências. Isto será bastante para respaldar o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, isentando-o das responsabilidades apontadas no ofício.

É claro que o "problema" não é do Nildo, mas ele não pode deixar de regularizar a situação da empresa só porque o contador que o antecedeu não o fez. Naturalmente deve cobrar a parte tais serviços.

Quanto a contabilidade, na falta de escrituração anterior, ele deve providenciar um Balanço de Abertura com base nas informações prestadas pela empresa (levantamentos) e fundamentado na legislação vigente para tais casos.

PS: Promova pesquisa no Banco de Dados do Fórum acerca da elaboração do Balanço de Abertura, na sala "Contabilidade em Geral" existem vários tópicos sobre o assunto.

...

ROSANA SCARCHOFOLI DE SOUZA RONDEL

Rosana Scarchofoli de Souza Rondel

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 17:37

Prezado Saulo

Concordo com voce ,e acredito que voce não entendeu minha resposta , estamos falando de uma empresa Simples Nacional , que não tenho como coletar as informações anteriores, logico que a responsabilidade é do outro contador ,mas este tramite sugerido por voce leva meses/anos para ter algum resultado , e em quanto isso a empresa fica parada ? Contabilidade? Balanço de Abertura ? voce acha que uma empresa que não possui as notas fiscais,não paga impostos a 02 anos , vai prestar algum tipo de informação ?
Finalizando , a realidade na pratica da contabilidade de uma pequena empresa é bem diferente e lembrando que se por acaso as informações e caso os valores aparecerem nada que uma retificação não resolva .

Nildo Sales

Nildo Sales

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 09:06

Saulo o que ocorre é exatamente o que Rosana está falando agora, eu fiz o procedimento através de um comunicado para o prprietário da empresa e outro direcionado à contabilidade que geria a empresa, mas a contabilidade fechou e os donos foram embora da cidade. até encontrar esse pessoal e correndo o risco de não obter tais informações eu adiantei o lado entende Saulo. A empresa pagará de multa juros 800,00 imagine se ficar esperando!!!???

entendo completamente a sua colocação, mas asituação não possibilita execultar isso aí. pra reforçar vou pesquisar agora elaboração de balanço de abertura.

muito obrigado a vocês pelos esclarecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.