x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.201

Exclusão do SIMPLES por "opção" e regularização

Isa

Isa

Iniciante DIVISÃO 2, Produtor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 13:08

Pessoal, preciso de ajuda... Tenho uma empresa que foi, inicialmente, cadastrada como MEI (Microempreendedor Individual). Acontece que no mês de abril, fiz uma alteração nas atividades, pelo Cadastro Sincronizado da Receita e, mesmo sem saber, por "opção", fui automaticamente excluída do Simples Nacional. O problema maior é que só tomei conhecimento dessa situação semana passada, quando estive na Receita para tentar emitir uma certidão negativa e me disseram que agora eu estava inserida na categoria de Lucro Presumido e que deveria regularizar a situação.

Sei que preciso emitir declarações como DACON e DCTF para os meses de maio e junho, que, aliás, já estão em atraso. Para isso, terei que comprar o certificado digital. A questão sois, eu posso fazer esse preenchimento sem o auxílio do contador? Posso comprar o certificado por minha conta? Referente aos impostos que também terei que pagar (iss, pis, cofins, imposto de renda e contribuição social), onde posso emitir as guias de pagamento? Consigo emitir sozinha? Como?

Do período que deixei de ser optante pelo Simples Nacional, até agora, se passsaram 4 meses (maio, junho, julho, agosto). Mas, durante esse período, só foram emitidas 3 notas fiscais (1 em maio e 2 em junho). Como fica essa questão? A DACON e DCTF incidirão apenas nesses meses? Ou preciso enviá-las mesmo sem movimento? O envio e preenchimento é pelo site da Receita?

Estou um pouco desesperada porque me inscrevi como MEI, justamente pelo negócio ser pequeno e ainda pouco rentável. Acontece que, entre multas, certificado, serviço de contabilidade e etc, fiquei sabendo que terei que gastar (através da contabilidade), pelo menos uns R$ 2 mil.

Como posso enxugar esse gasto? Deve ter algo que eu possa fazer sozinha...

Aguardo ajuda! Obrigada, desde já!

Tulio Cussioli

Tulio Cussioli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 13:44

Isa, boa tarde.
Situação um pouco complicada, mas tem solução.
Resumindo todas as suas dúvidas, você precisa ir atrás de um contador.
Vai se o jeito mais rápido e fácil de resolver isso.
A questão de tributação de empresas é complicada demais para você tentar resolver isso sozinha.
A questão do enquadramento, alíquota de cada imposto (pis, cofins, csll, irpj, etc).
Mesmo que quisesse, você precisa de um contador responsável para transmitir as informações para o governo. Tanto a Dacon quanto a DCTF.
Outra coisa, uma vez desenquadrada do MEI, você tem que se cadastrar como empresária no INSS, e transmitir GFIP mensal, com recolhimento de pro-labore. Esta declaracao também só um contador poderá transmitir.

Espero ter ajudado.

Abr

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.