x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 703

Mateus Nogueira Viana

Mateus Nogueira Viana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 15:49

Eu quero fazer uma DASN do ano de 2009,de uma empresa que não foi feita, mais só que essa empresa não era da minha contabilidade, veio para cá esses dias, e eu to sem o código de acesso dela, e to querendo fazer outro código de acesso mais só que pede o Recibo do IRPF 2012-2011 correto? mais só que foi feita o IRPF até o ano de 2009.E agora o que eu faço? =/

Marcelo Jesonias

Marcelo Jesonias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 15:58

Caro Mateus,

Não será possivel você gerar o código de acesso sem os recibos das DIRPF 2012 e 2012.

Sugiro você enviar as duas declarações, pelo o que eu consigo entender o contribuinte não era obrigado a entregar essas declarações, se não já havia tido restrição.

Então é só envia-las, pegar os nº dos recibos e gerar o código de acesso.

Att,

Marcelo Jesonias Silva dos Santos
Contador - CRC/PE
Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 20:25

Mateus,

É, só que enviando as declarações de imposto de renda pessoa fisica desses anos para ter em mãos o código de acesso, isso vai gerar as multas pela entrega em atraso das declarações.

Ou seja, é aquela velha história também né??!!! Ou seja, a questão de dois anos atrás a Receita divulgou que quem não atingia rendimentos "x" no ano não precisava entregar IR da pessoa fisica. E numa dessa tem muito empresário que achou e acha que não precisa entregar IR.Justamente por não atingir os tais rendimentos "x", no ano.E isso acaba gerando esse tipo de situação.Ou seja, se precisa gerar um código de acesso da empresa, e o próprio sistema exige apenas os recibos desses anos, ele não entende que o empresário está desobrigado de entregar o imposto de renda por não atingir os tais rendimentos "x" no ano.Então tem que se entender o seguinte: QUEM TEM EMPRESA ABERTA NO PAPEL, PARADA OU NÃO, TEM QUE ENTREGAR IR DA PESSOA FISICA SIM. ISSO NÃO É DAR DINHEIRO PARA CONTADOR, É NECESSIDADE.Justamente para não gerar esse tipo de situação que o Mateus está passando. O sistema exigindo o recibo de declaração que não foi entregue para gerar um código de acesso.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)
Mateus Nogueira Viana

Mateus Nogueira Viana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 11:27

Obrigado Marcelo pelo esclarecimento, pois eu fiz isso mesmo gerei o IRPF dos anos e tbm a multa, só assim conseguir fazer DASN.

Obrigado também Jupira fiz o que você falou tbm, isso mesmo que está acontecendo, quando a RFB declarou que não era a obrigação de entregar o imposto de renda se não atingisse os tais rendimentos obrigatórios para pode fazer, e realmente nessas muitos empresários não quiseram entregar o imposto de renda, e esse é o primeiro problema que eu vi de muitos que vão surgir por causa desse erro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.