x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 528

DIRPF - retificações

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 16:23

Boa tarde a todos do Fórum, minhas dúvidas são as seguintes:
1) fui obrigado a fazer a retificação da DIRPF 2009/2008 somente no quadro de bens (com algumas alterações de valores). Preciso retificar de todos os exercícios seguintes? Ou melhor deixar para retificar no próximo ano, uma vez que todas já foram "processadas"?
2) no meu caso houve a compra da nua propriedade (filho) e a compra do usufruto (mãe)...não é o caso de doação, foi COMPRA...fiz a declaração do valor correspondente à compra da nua propriedade na do filho e à compra da nua propriedade na da mãe. está correto? não achei nada à respeito.
ao aguardo.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 17:29

Caro Adilson.
Com relação às retificações, eu faria as demais com as devidas correções. Por via das dúvidas, é melhor do que deixar para depois.

Agora, se você puder, explique melhor o que você fez nessa compra da propridade.
Você declarou a compra no seu IR, no de seu filho ou no de sua esposa?

Jupira Lucas

Jupira Lucas

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 20:04

Adilson,

Como foi compra, faz apenas a retificação desse ano e especifique no histórico. E só observe se há rendimento suficiente para mudar esses valores, senão você vai se complicar.

JUPIRA LUCAS ZUCCHETTI
(Contabilista em Campinas-SP)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 20:56

Caro Alexander,
ok qto. ao item 1, tbem penso dessa forma.
qto ao item 2 esclareço: o imóvel foi adquirido por meus clientes pelo valor total de 60 mil, sendo 20 mil corresp. ao USUFRUTO pela mãe e 40 mil ref. à NUA PROPRIEDADE pelo filho. NÃO HOUVE DOAÇÃO. Cada um comprou sua parte, razão pela qual lancei exatamente dessa forma.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 27 agosto 2012 | 20:56

Caro Alexander,
ok qto. ao item 1, tbem penso dessa forma.
qto ao item 2 esclareço: o imóvel foi adquirido por meus clientes pelo valor total de 60 mil, sendo 20 mil corresp. ao USUFRUTO pela mãe e 40 mil ref. à NUA PROPRIEDADE pelo filho. NÃO HOUVE DOAÇÃO. Cada um comprou sua parte, razão pela qual lancei exatamente dessa forma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.