x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 16

acessos 3.171

Imposto Territorial Rural - ITR 2012

Raul Neves

Raul Neves

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 28 agosto 2012 | 11:42

Bom dia,

Prezados, meu cliente possui imovel em distrito alcançado pelo ITR, entretanto, na propriedade de 6,0 hec. Há uma area utilizada para a construção de um galpão de 1,2 hec. onde funciona uma fabrica. É a primeira vez que estou fazendo a declaração dele.
Ele trouxe os DaRfs pagos dos anos antereiores com um valor bem baixo a ser reolhido, pois fora utilizado a alíquota de 0,03%. No meu ponto de vista a area utilizada não confere com a alíquota adotada nos periodos anteriores.
Peço a ajuda de voces na orientação do preenchimento da ITR 2012.

Lembrando que não há nenhum tipo de plantação ou reflorestmento, pastagem na area. É apenas um terreno, com um galpão no meio. Mas por estar fora do municipio, ele é considerado área rural.

Raul

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 10:26

Procure ver na prefeitura de sua cidade.
Aqui onde moro a prefeitura estabelece que o valor mínimo do ha para a terra nua é de R$5.000,00.
O tal galpão que você comentou entra como benfeitoria na área do terreno.

O que vai determinar mesmo o valor maior ou menor do imposto a pagar será o valor que você atribuir para a propriedade, por isso que deveria ver se existe um valor mínimo estipulado.

SAMARA LIMA

Samara Lima

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 09:49

Bom Dia!

Estou preenchendo a DITR 2012 de uma fazenda. Os dados foram importados da DITR 2011. Na aba de utilização do imóvel o campo área de pastagem está desabilitado, e foi uma informação dada na DITR anterior. Alguém sabe o motivo?

O ADA (Ato Declaratório Ambiental) deve ser atualizada anualmente ou é o mesmo de 2011?

Desde já agradeço!

luiz carlos manganelli

Luiz Carlos Manganelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 11:41

Estou precisando de ajuda, tenho um ITR no qual a area era 34,6 hectares, porem foi vendido para o filho 16,9 ha e foi feito escritura e esta registrado em cartorio como area em comum, nao foi aberto nova matricula em cartorio, a minha duvida é se eu coloco o filho na condição de condômino com percentual de 49%? ou mantenho na mesma condição que eswta até que seja aberto nova matricula no cartorio separando as áreas....

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 14:59

Luiz,

Se a nova escritura foi registrada em cartório como area em comum( na mesma matrícula),o correto seria lançar como você mesmo disse(condominio), eu entendo que posteriormente o cartório pode fazer uma nova matricula para o adquirente, mas como é de pai p/filhos, talvez seria melhor esperar.

Este é apenas a minha opinião.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 08:36

Igor Cardoso,

O prazo para pagamento declaração e pgto. do ITR é de 01.08. a 30 de setembro de 2.013.

Se a propriedade não tiver o NIRF, o mesmo poderá ser requerido a qualquer momento para evitar tumultos na época da declaração.


Um abraço.

Rogerio de Souza Santos
Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 18:53

boa noite Rogerio, estou fazendo uma declaração aqui de ITR 2013, vi que nos anos anteriores os valores estão os msm, valor total do imovel, valor das construções, valor das culturas e valor da terra nua, é valor da terra nua que tenho que atualizar ano a ano né? desde já agradeço

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 08:07

Bruno,

Na realidade os valores a constarem no quadro de valores da propriedade rural, vr. total imóvel, vr. terra nua, benfeitorias e outras, terão que ser valores atuais com base em 01.01. 2013(ver na ficha de vr.propriedade no programa); geralmente todo municipio tem uma tabela do vr. da terra nua, como também um valor de pauta p/efeito de venda ou transferência de propriedades; sendo assim, todo ano atualizo os valores com base nestas tabelas e há casos que até a maior que elas, observando sempre que se for declarado valores irreais, a Receita Federal pode cobrar a diferença do imposto futuramente(5 anos), o que já aconteceu aqui a pouco tempo; o contador fazia a declaração com valores irrisórios e a Receita por sua vez cobrou um valor bem acima do que poderia ser pago e resolvido.

Espero ter ajudado e um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 10:29

bom dia Rogerio, obrigado pela ajuda, então liguei na prefeitura e esta mais ou menos o vr do Hectare de 6.000,00, fiz o seguinte aumentei o vr total do imovel (de acordo com o vr da prefeitura) deixei o msm vr das construções (campo 02), igual vr das culturas, pastagens (campo 03) dando vr da terra nua (sendo o vr da base de calculo do imposto)outra dúvida ja pra frente - rs na esse vr que ficou como vr da terra nua no ITR preciso colocar na declaração de bens no IRPF no valor do bem (da terra)?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 11:04

Bruno,

Não vejo problemas continuar o mesmo valor no quadros citados, mas sempre aumento(atualizo) um pouco os valores anteriores para não ficar parecendo que copiei a declaração anterior.

Com referencia ao vr. t. nua na decl IRPF, lá não pode ser atualizado, levando em consideração que esta diferença é que vai gerar o ganho de capital quando da venda/transferência da propriedade.

Deu p/entender?

Rogerio de Souza Santos
Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 11:35

entendi sim Rogerio, mais como poderia atualizar (a base que posso pegar) vr das construçoes (senão foi aumentando nada) vr das culturas, pois da terra nua peguei o vr atual na prefeitura por hectares!! desde já agradeço

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 13:59

Bruno,

Nem sempre os valores são alterados quando se faz mais alguma coisa/benfeitoria, por ex; se o valor total da propriedade aumentou devido à valorização da mesma, normalmente as benfeitorias também foram valorizadas, pois as mesmas faz parte do conjunto.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Bruno Alexandre Sato

Bruno Alexandre Sato

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:57

entendi Rogerio, e agora acabei enviando o ITR,ja mandei a guia para o cliente recolher,só alterei o vr da terra nua, aumentei somente o vr da terra nua, será que posso atualizar os demais no proximo ano, ou retificar? ou não tem problema? desde ja agradeço pela sua atenção - obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.