x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 862

Opção de Regime

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 08:53

Sheila,

A opção será manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto de renda devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano-calendário

A pessoa jurídica que houver iniciado atividade a partir do segundo trimestre manifestará a opção com o pagamento da primeira ou única quota do imposto de renda devido relativa ao período de apuração correspondente ao início de atividade.

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266
DIEGUE SOARES ALMEIDA

Diegue Soares Almeida

Prata DIVISÃO 3, Chefe Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 6 setembro 2012 | 08:59

Bom dia,

Via de regra, a opção é manifestada com o pagamento da primeira quota ou quota única do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração, sendo considerada definitiva para todo o ano calendário. Os códios para recolhimento dos impostos são:

IR trimestral - 2089
CSSL trimestral - 2372
PIS mensal -8109
Cofins mensal - 2172

fundamentação legal: www.receita.fazenda.gov.br


espero ter ajudado.


Att,

Diegue Soares Almeida
Acerte Contabilidade
[email protected]
27-33279617 / 99749306
Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 setembro 2012 | 23:48

Pessoal, bom dia!

Trabalho com uma empresa cuja matriz tem como cnae principal: 46516/01 - Comércio atacadista de equipamentos de informática e dentre os secundários (comissária e despachos aduaneiros, licenciamento de softwares, etc) tem o cnae: 62.04-0-00 - Consultoria em tecnologia da informação, não sendo do Simples Nacional. Minha dúvida é: ela tem 7 filiais, dentre elas 3 são apenas escritório ou deposito das mercadorias, posso enquadrar estas 3 como simples nacional tendo nelas só as atividades de comércio atacadista e mesmo a Matriz tendo atividades impeditivas ao SN? Preciso fazer uma alteração contratual na matriz indicando e limitando os objetos sociais nestas 3 filiais antes de solicitar o SN se puder?

Fiquei na dúvida sobre o local a ser postado minha mensagem...se aqui ou em Registro de Empresas. Se estiver no tópico errado, me perdoem, por favor!

Desde já agradeço!

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 07:27

Bom dia Aline

Sua empresa abrange a matriz e sete filiais. Todas as unidades desta empresa devem (obrigatoriamente) explorar apenas atividades que constem do Contrato social da matriz, ou seja, as filiais não são pessoas juridicas diferentes.

Entre outras palavras:
Você possui uma empresa com sete filiais e não oito empresas.

...

Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 18:12

Ok, Saulo, obrigada!

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.