x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 525

Simples Nacional

Cimone Dias

Cimone Dias

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 14:35

Boa Tarde.

Tenho um cliente do simples nacional que não teve movimento no mes 06/2012 por engano acabei lançando uma nota e gerando um imposto, este imposto foi pago, no mes 07 foi gerado imposto normalmente e pago tambem, somente no inicio de setembro indentifiquei que no mes 06 o imposto foi pago indevidamente, retifiquei a apuração do DAS e agora quero calcular o DAS do mes 08 mas aparece um erro pedindo para
retificar o mes 07, não sei o que fazer se açguem puder me ajudar ficarei muito agradecida.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 14:44

Cimone Dias,
Boa tarde!

Sempre que você efetuar a retificação de um período de apuração, se este não for o último, deverá efetuar a retificação dos meses posteriores, mesmo que estes, não tenham informações a serem retificadas.

Apenas informe os mesmos valores da apuração original, com isso não será gerado nenhum novo débito.

Não se preocupe é um procedimento normal do Pgdas-D.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Cimone Dias

Cimone Dias

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 15:41

Obridada pela resposta, retifiquei conforme me orientou porem no mes 08 foi gerado DAS normalmente, não teria que ser conpensado ja que no mes 06 foi pago a mais?
entendi que o imposto gerado no mes 08 teria desconto do credito refernete a 06/2012 que foi pago a mais.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 15:53

Cimone Dias,

No simples nacional não existe compensação "direta" pois não há regulamentação específica por parte do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Neste caso, deverá proceder pedido de restituição do imposto pago.

O contribuinte somente poderá solicitar a restituição de tributos abrangidos pelo Simples Nacional diretamente ao respectivo ente federativo, observada a respectiva competência tributária.

Assim, deve ser verificado junto ao ente federativo competente quais os procedimentos a serem adotados para solicitar a restituição de valor recolhido a maior ou indevidamente.

Fonte: http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Perguntas/Perguntas.aspx

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.