x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 896

IRRF s/ aluguel

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 14:40

Tenho um aluguel que a competência de uutilização dele é em 31/01/X1 e sempre pago este em 20/02/X1. Tenho IRRF retido sobre este aluguel. Quando terei que pagar esta retenção (mês 02 e mês 03)? E qual competência devo informar no DARF?

André Alves
Contabilidade
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 14:56

Boa tarde André,

Fato gerador é o pagamento, assim sendo, no seu exemplo, período de apuração fevereiro, vencimento em março.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Juliane Portela

Juliane Portela

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 15:01

Oi Andre, você usa o SICALC? O pagamento sera sempre no mes subsequente da obrigação.No caso do preenchimento ,tem que colocar a data do mes da obrigação ,assim o sistema vai calcular a multa e juros correspondente.
Att

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 17:22

Obrigado Mario e Juliane... Então, eu utilizo o Sicalc mesmo, o problema é que meu superior insisti em dizer que a retenção é pela competência de utilização do aluguel, ai lancei aqui no portal para tirar de vez minha dúvida.

Desde ja obrigado

André Alves
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.