x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 592

Revenda de lotes

Bruno Medeiros

Bruno Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 15:09

Caros, Tenho em minha carteira de clientes uma empresa de construção civil que as vezes vende alguns lotes que estão em seu "estoque".

Geralmente essa venda é feita com ganhos. Ou seja, ela compra por 50 mil e vende por 75 mil.

Como eu apuro os impostos federais dessas vendas? Quais Impostos se pagam nesse caso?

Um grande abraço a todos!
Bruno Medeiros

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 15:19

Boa tarde Bruno

Se a empresa tem permissão contratual para comprar e vender terrenos e se tais terrenos constam contabilmente de seus estoques,

os impostos e contribuições incidentes são os normalmente praticados na venda de mercadorias. Neste caso obedecerão as disposições vigentes para o tipo de tributação adotada.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 15:44

Boa tarde Bruno

Tal como lhe informei acima: "os impostos e contribuições incidentes são os normalmente praticados na venda de mercadorias. Neste caso obedecerão as disposições vigentes para o tipo de tributação adotada"

Não há como lhe fornecer maiores detalhes nem lhe passar esta informação "de modo claro" se você não nos informar qual o sistema tributário adotado por sua empresa.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2012 | 16:35

Boa tarde Bruno,

Se (repito) tem permissão contratual para comercialização de terrenos a tributação incidente sobre a venda dos estoques será de:

PIS - 0,65% (apuração mensal)
COFINS - 3,00% (apuração mensal)
IRPJ - (8% x 15%) ou 1,20% (apuração trimestral)
CSLL - (12% x 9%) ou 1,08% (apuração trimestral)

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.