x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 664

Venda de Imoveis

EVERTON LUCIANO RYBARCYK

Everton Luciano Rybarcyk

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 08:24

Bom dia
Tenho uma empresa com atividade de compra e venda de imóveis e locação de imóveis próprios. Quando a empresa compra um imóvel lanço no imobilizado pois o mesmo gera receitas de aluguel. A minha dúvida esta quando vendo este imóvel, para que eu possa transferir para estoque e pagar os impostos como revenda do imóvel, qual seria o tempo para ficar em estoque no principio contábil da continuidade, na qual não precise pagar os impostos pelo ganho de capital?

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 08:34

Prezado Everton,

Por o ramo de atividade da empresa ser imobiliária, no meu entender, as aquisições de imóveis não devem ser contabilizados como imobilizado, e sim, como estoque diretamente, exceto nos imóveis utilizados pela empresa para salas administrativas dentre outras. Portanto, dessa forma não incide imposto sobre o ganho de capital.

At.
Marcos Vinicius

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 18 setembro 2012 | 10:57

Bom dia Everton

O fisco tem desconsiderado a referida reclassificação quando a mesma ocorre no prazo inferior de 12 meses seguida da alienação do bem.

Face ao exposto, você tem duas alternativas:

1 - apura o ganho de capital na venda de bem do imobilizado;

2 - deixa de locá-lo pelo prazo minino de um ano e o transfere para os estoques.

PS: Promova pesquisa no banco de dados acerca do assunto. Estou certo de que obterá as informações que procura.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.