x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 758

Recálculo IRPJ lucro Presumido

Jaime Rodrigues Goveia

Jaime Rodrigues Goveia

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:12

Pessoal bom dia a todos.

Estou com uma dúvida,

Faço a contabilização de uma empresa de lucro presumido, a mesma exporta e monta arquibancadas e recebe comissão sobre a montagem de tais arquibancadas. No cálculo do 2º trimestre a empresa faturou da seguinte forma: Receitas de 32%

Abril:R$ 29.530,24(Não emitiu NF nem passou esse valor)Recebeu em C/C
Maio: R$ 10.292,36(Não emitiu NF nem passou esse valor)Recebeu em C/C Junho:R$ 52.752,39(Emitiu NF e o L.P.foi calculado)

Como podem perceber o IRPJ e a CSLL foram calculdos somente s/ a receita de junho.Agora a empresa nos passou essa informação, e estou recalculando o IRPJ e a CSLL com multa e juros. Eu recalculei com os três meses novamente e atualizei com a selic de agosto para pagamento até 28/09/12. A dúvida é a seguinte: Os juros e multa devem incidir somente sobre o montante não pago ou sobre o total recalculado?

exemplo: IRPJ calculado: R$ 2.532,11
IRPJ recalculado: R$ 4.443,59
Diferença: R$ 1.911,48 (Multa e Juros incide sobre este valor ou sobre os R$ 4.443,59)


Desde já agradeço a ajuda dos amigos e amigas

Jaime Goveia



Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2012 | 09:25

Jaime Rodrigues Goveia,
Bom dia!

Os acréscimos legais (juros/multas) apenas incidirão sobre os valores não pagos na data de vencimento original.

O valor já pago não entrará no pagamento complementar do Irpj e Csll.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.