x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.564

ICMS, DMA e Obrigações acessórias federais

Paulo Santos

Paulo Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 16:50

Boa tarde pessoal.

Esta é a minha primeira publicação.

Tenho uma dúvida, ou melhor, um problema que preciso resolvê-lo o quanto antes.
Trabalho como Contador de uma empresa tributada pelo Lucro Real há 1 ano e meio. Em janeiro deste ano (2012) a empresa mudou o regime de tributação para o lucro presumido. Desde então a empresa vem passando
por dificuldades financeiras, e não consegue mais pagar os impostos
estaduais e federais. Tanto as DMA's como as declarações federais (DACON, DCTF) tem sido entregues zeradas ou com valores mínimos para posterior retificação. O problema é que, como vocês podem perceber, a empresa vai fechar as portas e eu também estou de saída. O que vocês, como colegas de classe, poderiam me aconselhar a fazer, para que eu não tenha problemas futuros devido às informações prestadas em tais declarações (DMA, DACON, DCTF?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 17:40

Boa tarde Paulo,

A responsabilidade pelas informações é indiscutivelmente sua. Face a isto retifique todas as declarações com vistas a prestar informações corretas.

Por oportuno cabe lembrar que a apresentação habitual do DACON e DCTF "zeradas ou com valores mínimos para posterior retificação" é prática tida pelo fisco como clara intenção de sonegação haja vista que a DCTF é uma confissão de dívidas. Face ao exposto nunca tome para si tal responsabilidade, pois se arguida a empresa pode simplesmente afirmar que desconhecia o fato.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.