x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 1.021

Retenções sobre serviços prestados

Tatiana Chagas

Tatiana Chagas

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 14:45

Olá!
Estou iniciando minha carreira na área, e gostaria de entender melhor em relação à Retenções sobre serviços prestados (INSS, 4.65 e IR - quando retém...quando não retem?)
Poderiam me citar algum artigo, lei ou resumo?
Obrigada!

Carolina Jordão Abdalla

Carolina Jordão Abdalla

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 20:43

Tenho um cliente que tem retenção de PIS COFINS .... no caso ele emitira somente uma nota no valor de 7000,00, esta é a unica nota que ele emitira no mes....sendo assim ele não pagara pis e cofins, POR CAUSA DA RETENÇÃO?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 20:52

Boa noite Carolina,

Se todos os serviços prestados no mês tiver retenção na fonte das CSRF, neste caso, não haverá recolhimento por parte de sua empresa de PIS/COFINS.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 07:58

Bom dia Carolina,

Se o prestador dos serviços for pessoa jurídica e o tomador física, não deverá haver retenções na fonte.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 11:30

Bom dia Katia,

Se não houver a expectativa de que o total mensal de tais notas será superior a R$ 5.000,00 não há razão para a anotação da CSRF nestas.

Entretanto tenha-se em conta que a retenção independe da anotação prendendo-se ao valor pago mensalmente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.