x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 813

Empresa sem movimento durante vários anos

Guilherme Lovato Brum

Guilherme Lovato Brum

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:06

Boa Tarde a todos, estou com algumas duvidas relecionada a uma empresa que é minha cliente, o proprietário, numca deu muita atenção para questões legais e esta atrazado com todas as obrigações deste o ano de 2008 se não me engano assim gostaria de alguma ajuda de por onde começar a arrumar a bagunça que ficou esta empresa.
Caso alguém tenha alguma dica ficarei muito grato.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:11

Guilherme Lovato Brum,
Boa tarde!

Durante estes anos a empresa esteve sem movimento?

"100% focado onde houver 1% de chance"
Guilherme Lovato Brum

Guilherme Lovato Brum

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:29

Paulo, conversei com o proprietário, pois ainda não peguei a documentação da empresa, mas ele não tem movimento a muitos anos,
tirei um cartão do CNPJ, onde consta que a empresa esta ativa.
Sei que tenho poucas informações porém creio que vou conseguir os documentos ainda esta semana.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 16:35

Guilherme Lovato Brum,

Caso confirme a informação que a empresa esteve sem movimento, deverá proceder a entrega da DSPJ - Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica Inativa, de cada ano.

A falta de apresentação da Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ) - Inativa 2012, ou a sua apresentação fora dos prazos fixados, sujeita a pessoa jurídica à multa de R$200,00 (duzentos reais), que será emitida automaticamente, no momento do envio da declaração em atraso. A multa será gravada juntamente com o recibo de entrega.

Fonte: Orientações gerais - DSPJ Inativas
Qualquer dúvida a disposição.

"100% focado onde houver 1% de chance"
FRANCISCO BRITO

Francisco Brito

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 27 junho 2013 | 15:56

COlegas,boa tarde,
E no caso da empresa não possuir atividade operacional, apenas financeira durante este período, Ex.: recebimento de aluguel de um imovel na conta pessoa juridica? Não posso enviar declaração de Inatividade, correto? Como proceder neste caso? DEvo enviar todas as declarações federais sem movimento (a zero) e pagar todas as multas por atraso?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 06:59

Bom dia Francisco

Naturalmente tal imóvel é da pessoa jurídica, logo se o aluga com habitualidade o correto é incluir a atividade de "locação de imóveis próprios" entre aquelas já elencadas/permitidas no Contrato Social.

A despeito disto a movimentação financeira (manutenção de conta bancária) é bastante para que a empresa não seja considerada inativa.

Nestes termos estará obrigada a transmissão do DACON, DCTF, DIPJ, EFD Contribuições, etc., todas relativas aos meses em que a legislação obriga, ou seja, há que se verificar a legislação vigente para cada tipo de obrigação.

...

FRANCISCO BRITO

Francisco Brito

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 10:39

Neste caso o imóvel nãoé da empresa, é do sócio PF. Essas movimentações financeiras tratam-se do usual desrespeito ao princípio da entidade, no qual o a empresa não emitiu nenhuma Nota Fiscal, não comprou nada, entretando fez várias transações via conta bancária, emprestou cheque, recebeu depósitos, etc... O pior que ele faz isso há anos e sempre declarou a empresa como Inativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.