x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 659

WEDERSON HENRIQUE

Wederson Henrique

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 09:29

Eu gostaria de saber se é obrigado a entrega da DCTF mesmo que a empresa não tenha movimento. Eu dei uma pesquisada e fiquei sabendo que caso a empresa não tenha movimento ela não precisa entregar a DCTF mensal, mas que quando chegar em dezembro a empresa precisa entregar a DCTF mesmo que seja sem movimento. Isso procede? Como funciona?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 09:34

Bom dia Wederson,


No mês em que não tenha débitos a declarar, esta dispensado da apresentação da DCTF, exceto a competência Dezembro de cada ano, que, mesmo não tendo débitos a declarar, sua apresentação é obrigatória, visto que sera nesta DCTF (dezembro) é que ira informar os meses em que não tiveram débitos a declarar, inclusive o próprio mês de dezembro se for o caso.

Sobre DCTF, consulte IN RFB nº 1.110/2010

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
WEDERSON HENRIQUE

Wederson Henrique

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 13:52

Ok, Mário. Mesmo que não tenha tido debito em nenhum mês do ano eu terei de fazer a DCTF para informar que não ouve debitos para a empresa em nenhum dos meses inclusive em Dezembro?
Este é o meu caso, e como não entreguei a DCTF de Dezembro do ano passado então terei de entregar e pagar a multa por atraso, correto?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 2 outubro 2012 | 17:12

Boa tarde Wederson,

Se referente ao ano-calendário 2011 em nenhum mês teve débitos a declarar, deveria ter apresentado "somente" a DCTF de dezembro/2011, na qual, devera assinalar os meses em que não tiveram débitos a declarar, inclusive o próprio mês de dezembro/2011.


Obs.: Se a empresa ficou "INATIVA" (Conceito de Inativa), durante todo ano-calendário 2011, neste caso, estava dispensada da apresentação de "todas" as DCTF´s referente ao ano-calandário 2011.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.