x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.027

Inconsistencia DIRF X IRPF

Carlos Keglevich

Carlos Keglevich

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 11:57

Estou com um probleminha sui generis na declaracao de IR de uma pessoa.
O contribuinte é servidor publico estadual e quando obteve o seu comprovante de rendimentos referente ao ano calendário de 2011 informado, coloquei o valor constante do referido documento. Ocorre que o órgão em questão atrasou o pagamento de salário de Dezembro de 2010, pagando somente em Jan de 2011, e assim informou um salário a mais em 2011 (13 salários!) A informação DIRF do órgão público está diferente do comprovante de rendimentos (verifiquei na Internet no site da Receita) e provavelmente o contribuinte vai cair na malha fina. A minha dúvida é se coloco este salário a mais ( o que seria injusto, pois pagaria mais IR) ou se eu tenho que comprovar na Receita que a inconsistência é da DIRF e não do IR.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 17:35

Carlos, possilvemente, o seu cliente ainda nao esteja na malha fina, gere um código de acesso para ele e consulte o extrato do DIPF dele, caso conste "algo " errado, vai aparecer alí, mas normalmente a receita federal vai se basear com base na dirf entregue, nesse caso, confimando a divergência, efetue a retificação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.