x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 2.313

Carnê-leão e conta bancária no exterior

Karina A

Karina a

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Domingo | 14 outubro 2012 | 16:00

Olá,

Trabalho como tradutora freelancer para algumas empresas situadas nos EUA. Tenho uma conta bancária nos EUA (totalmente regular) e recebo os pagamentos nela.

Desde o começo do ano venho recebendo nela e confesso que nunca me atentei ao IR do Brasil, porque uma vez me disseram que pelo fato de o dinheiro não ter sido transferido para o Brasil não precisaria declarar nada aqui, só quando transferisse.



Pois bem, fiz uma transferência para o Brasil no mês passado e fui checar agora sobre o IR. Vi sobre a necessidade de preencher o carnê-leão, mas em alguns sites li que mesmo o rendimento não sendo transferido para o Brasil é necessário ser declarado no carnê no mês seguinte ao recebimento.

Agora me confundi toda. Então eu precisaria ter declarado desde fevereiro deste ano? Como posso proceder agora para regularizar minha situação?


Obrigada!

Martins

Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 13:28

Karina, minha dúvida é praticamente a mesma sua. Eu também recebo por depósito em conta no exterior e não transfiro o dinheiro para o Brasil. E, como você, não recolhi Carnê-leão. Você pode me dizer o que conseguiu descobrir? Como você fez a conversão destes valores em moeda estrageira para reais? Fico muito grata desde já a quem puder me orientar.

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 13:41

Boa Tarde Karina e Lousali

Leiam:

Rendimentos pagos por fontes situadas no exterior, tais como,trabalho assalariado ou não-assalariado, uso, exploração ou ocupação de bens móveis ou imóveis, transferidos ou não para o Brasil, lucros e dividendos. Deve-se observar o disposto nos acordos, convenções e