x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 567

Isenção de imposto ao Vender imóvel para construir

Bernardo Paulo Trost Morcelli

Bernardo Paulo Trost Morcelli

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Eletrotécnica
há 11 anos Segunda-Feira | 15 outubro 2012 | 21:18

Caros,

Estou em uma situação para a qual necessito de uma ajuda.
Estou prestes a vender a Casa (primeira e única) que comprei em 2009, financiada pela Caixa por 80mil reias, por 155mil reiais, e pretendo, com este dinheiro, comprar um terreno por 70mil e construir uma casa com o dinheiro excedente mais algum fundo financiado pela Caixa.

Por isso, gostaria de saber se eu terei que pagar o imposto de Renda sobre o lucro da venda da Casa ou se me encaixo nas regras isenção de imposto de renda.


Desde já agradeço.
Atte,
Bernardo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 16 outubro 2012 | 08:20

Bom dia Bernando

534 - Quais são as isenções relativas ao ganho de capital?
3 - Alienação, por valor igual ou inferior a R$ 440.000,00, do único bem imóvel que o titular possua, individualmente, em condomínio ou em comunhão, independentemente de se tratar de terreno, terra nua, casa ou apartamento, ser residencial, comercial, industrial ou de lazer, e estar localizado em zona urbana ou rural, desde que não tenha efetuado, nos últimos cinco anos, outra alienação de imóvel a qualquer título, tributada ou não (...)


Vale dizer:
O ganho de capital apurado na venda de seu imóvel é completamente isento do imposto de renda independentemente do destino a ser dado ao produto da venda.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.