x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.873

Venda Ativo Imobilizado

Kelen Neves Lima Souza

Kelen Neves Lima Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 14:31

Boa tarde. Tenho uma empresa que sua atividade e transporte de carga e é optante pelo simples nacional. Esta adquirindo um veiculo para resolver questões administravas da mesma. Caso, posteriormente queira vender este ativo, segue as seguintes duvidas:
Existe um prazo para vender um ativo apos aquisição? (compro em 10/2012 e so posso vender XXX tempo apos a compra)
Quais impostos que irao incidir sobre esta venda? Pagarei imposto somente sobre ganho? E caso na haja ganho, é somente emitir a nota fiscal de venda para baixa no ativo?
Aguardo retorno

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 15:46

Boa tarde Kelen,

Na mesma ordem aposta por você:

1 - O bem pode ser vendido a qualquer momento, pois não existe prazo para permanência no Imobilizado antes da venda

2 - Sobre o ganho de capital incidirá o Imposto de Renda a alíquota de 15% vencivel no último dia útil do mês subsequente ao da venda

3 - O imposro incide apenas sobre o ganho de capital assim entendido a diferença positiva entre o custo contábil já diminuído da depreciação acumulada até a data da venda e o valor desta. Deverá ser recolhido em DARF com código "0507 - IRPJ – Ganho de Capital – Alienação de Ativos ME e EPP optantes pelo Simples Nacional"

4 - Exatamente! a venda e consequente baixa dar-se-á com base na emissão de Nota Fiscal.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.