x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.397

Dacon - impostos pago a menor

DENISE FISCHER

Denise Fischer

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 12:17

Bom Dia,

Preciso tirar uma dúvida:
Uma empresa de prestação de serviço teve um faturamento x no mês de junho, calculados todos os impostos e todos já pagos, quando descobrimos que a empresa emitiu mais NFs depois do encerramento, como os impostos já tinham sidos pagos e os valores eram pequenos da diferença não dava nem pra fazer um Darf complementar, e no mês de julho e agosto e acho que por um bom tempo a empresa ficou e ficará com crédito de PIs e COFINS como que faço para informar na Dacon, tem alguma forma de informa claro o valor correto do imposto e essa diferença paga a menor abate da diferença no crédito da empresa em julho? Como PIS e COFINS é uma conta corrente acredito que posso fazer isso, mas a dúvida é como informar na Dacon?


Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 23 outubro 2012 | 21:45

Boa noite Denise,


Neste caso, o melhor será retificar tanto o DACON quanto a DCTF, informando os valores/débitos corretamente e neste caso, terá 2 alternativas:

1 - Visto que de acordo com suas informações o valor é "pequeno", e estou entendendo menor que R$ 10,00, faça um DARF para cada contribuição a ser paga no "valor original" não recolhido, aplicando a multa corretamente e lançar como juros a diferença, até completar R$ 10,00 e assim possa recolher na rede bancária.


Exemplo:

Suponhamos PIS no valor de R$ 5,00

Preencher um DARF com valor principal R$ 5,00, multa R$ 1,00 (20,00%) caso seja este percentual e lançar como juros R$ 4,00, totalizando neste caso R$ 10,00.

2 - Se possui crédito, faça um PER/Dcom para compensar estes valores que não foram pagos, acrescido dos encargos legais.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.