x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.411

ncm de mercadoria

LUCIENE NOGUEIRA

Luciene Nogueira

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:12

Boa tarde, estou com uma dúvida sobre ncm, recebo mercadorias de alguns fornecedores que vem com um certo ncm, e a mesma mercadoria de outro fornecedor, com outro NCM, portando temos tido dificuldades na entrada das mercadorias, pois cada fornecedor diz que a sua esta correta, deixando assim o cliente (no caso eu ) sem saber como cadastrar a minha mercadoria, e repassar para meu cliente. O que fazer nesta situação ? Deve colocar a ncm correta, ou tenho que manter a ncm enviada pelo meu fornecedor ?

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:22

Luciene, sugiro que você verifique por si própria a tabela TIPI (TABELA DE INCIDÊNCIA DE IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS) que a Receita Federal disponibiliza. De fato são muitos produtos, cada um com suas especificações distintas, e isso acaba por gerar determinadas "interpretações" quanto às classificações, mas enfim...

Sugiro que assim como eu, tu tenhas uns bons nacos de paciência e procure os exatos códigos ncm/sh.. :-)

Boa tarde

LUCIENE NOGUEIRA

Luciene Nogueira

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:28

Rafael, é justamente isto que tenho feito, so que de acordo com algumas pessoas, foi a passada a seguinte orientação, que a mercadoria devera entrar c a ncm que vem na nota de entrar, e devera sair com o mesmo nr, pois é assim que o estado entenderia que eu estou comprando um produto e vendendo o mesmo produto, so que existem mtas ncm que vejo que n condiz c a mercadoria, foi sugerido cadastrarmos o item qtas vezes forem necessarias, para que ele saia da maneira que entrou, so que nao consigo concordar com isto, pois tenho um estoque de 10.000 itens , compro um mesmo item de varios fornecedores, imagine o tamanho que ficara meu estoque, agora vem a pergunta, seria isto mesmo eu tenho que sair c a mesma ncm da nota de entrada, mesmo vendo que meu fornecedor nao forneceu um ncm correto ?

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:48

Eu também não concordo que deve haver a reiteração do ncm, sabendo que está errado, equivocado, enfim. Cabe ao estado observar a exatidão das informações. Se tu tens convicção que o código lançado por você está correto, diferente do código da empresa a qual você comprou, o estado deve mesmo considerar a nota emitida por você, e os demais procedimentos concernentes às informações fiscais.

Eu pessoalmente estou sem paciência com esses órgãos e suas picuinhas idiotas, então lanço o código que eu considerar correto, com base na tabela disponibilizada pelo fisco e tchau.

LUCIENE NOGUEIRA

Luciene Nogueira

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 17:51

Obrigada Rafael, com certeza nao so você mais a maioria dos brasileiros, afinal neim eles mesmo entendem das leis que criam ,valeu sua orientaçao e sua opinião, e caso tenha mais alguem ai que tenha opinião diferente e puder ajudar. xau

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.