x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 763

Duvídas sobre a retenção Pis, Cofins e Csll

Pedro Palma

Pedro Palma

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 14:53

Olá Pessoal,
Tenho uma dúvida sobre a retenção de Pis, Cofins e Csll e gostaria do auxilio dos colegas.

Situação:-A minha empresa é tomadora de serviços, cuja nota fiscal foi emitida no no dia 15/08/2012 no valor de R$ 6.000,00;
-A cobrança deste faturamento foi dividido em 2 parcelas no valor de R$ 3.000,00 cada uma, vencendo a primeira no dia 15/09/2012 e a outra no dia 30/09/2012.
-Na primeira parcela não existe retenção na fonte em virtude do valor do pagamento ser inferior a R$ 5.000,00. Ok ?
-Na segunda parcela será feito a retenção no valor de R$279,00 referente a 4,65% sobre R$ 6.000,00.
-Acontece que o pagamento da segunda parcela não ocorreu no seu devido vencimento, ou seja em 30/09, devido ser domingo. Então o pagamento aconteceu no dia 01/10. Vejam bem, o pagamento aconteceu em um outro mes. Esta é uma situação que também pode ocorrer no caso de pagamento com atraso.

Pergunta:-Como ficará a retenção quando o vencimento for dentro de um período e o real pagamento ocorrer em outro período ?

sds,

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 14:57

Pedro Palma,
Boa tarde, tudo bem?

Seja bem vindo ao Forum Contábeis.

A sua dúvida, já foi respondida e tratada em outro tópico, para fazer a leitura acesse: Retenção Pis/Cofins/Csll 4,65%

Caso a dúvida persista, faça nova postagem.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Pedro Palma

Pedro Palma

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 11 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2012 | 15:53

Olá Paulo,

Obrigado pela saudação de boas vindas e pela resposta ao meu tópico.

Se eu entendi bem, sempre a data base (período) para a retenção será a data do efetivo pagamento, independente se no boleto bancário contem a informação que haverá desconto.

No meu exemplo: Parcela 2, vencimento 30/09/2012, valor liquido R$ 2.721,00 (Serviço R$ 3.000,00 - Retenção (R$ 6.000,00 x 4,65%) R$ 279,00). Como o pagamento não ocorreu no vencimento e sim no dia seguinte, e este dia faz parte de um novo período, então não haverá retenção e farei o pagamento integral de R$ 3.000,000. Correto ?

Se estiver correto, só acho uma imensa confusão para o controle do prestador de serviços, pois ele nunca terá 100% de certeza que o valor informado para cobrança será o valor que irá receber. Ainda bem que sempre será maior, rs.

sds,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.