Renata Alves
Prata DIVISÃO 1, Contador(a)Em uma creche registrada como associação privada, é devido a emissão de notas fiscais e cálculo de PIS s/folha?Os impostos federais são devidos?
respostas 6
acessos 5.740
Renata Alves
Prata DIVISÃO 1, Contador(a)Em uma creche registrada como associação privada, é devido a emissão de notas fiscais e cálculo de PIS s/folha?Os impostos federais são devidos?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Bom dia Renata,
Para obter as respostas que procura você deve informar o código da Natureza Jurídica desta entidade. Se ela explora as atividades de creche e visa lucros não faz jus a isenção do imposto de renda.
...
Renata Alves
Prata DIVISÃO 1, Contador(a)A natureza jurídica é "Associação Privada".
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoRenata Alves
Prata DIVISÃO 1, Contador(a) Boa tarde Saulo
O código e a descrição da natureza jurídica que constam no cartão do CNPJ é 399-9 Associação Privada. Na lista que você enviou, o código 399-9 consta como "Outras Formas de Associação".
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não Informado Boa tarde Renata,
Por tratar-se de pessoa jurídica com natureza jurídica 399-9 está no grupo de entidades sem fins lucrativos isentas do IRPJ.
Tais entidade - se observado o disposto no Artigo 12º da Lei 9532/1997 - estão obrigadas apenas a retenção do PIS sobre a Folha de Pagamento a alíquota de 1%.
É isenta do IRPJ, CSLL e COFINS e está obrigada a apresentação da DIPJ anual e da DCTF dos meses em que houver débitos a declarar e a de Dezembro de cada ano mesmo que não hajam.
Estará dispensada da apresentação do DACON e da EFD Contribuições enquanto a soma dos valores mensais das contribuições apuradas for igual ou inferior a R$ 10.000,00
Para manter o caráter de entidade sem fins lucrativos é obrigada a atender aos seguintes requisitos:
a) não remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos serviços prestados;
b) aplicar integralmente seus recursos na manutenção e desenvolvimento dos seus objetivos sociais;
c) manter escrituração completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatidão;
d) conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emissão, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivação de suas despesas, bem assim a realização de quaisquer outros atos ou operações que venham a modificar sua situação patrimonial;
e) apresentar, anualmente, Declaração de Rendimentos, em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal;
f) recolher os tributos retidos sobre os rendimentos por elas pagos ou creditados e a contribuição para a seguridade social relativa aos empregados, bem assim cumprir as obrigações acessórias daí decorrentes;
g) assegurar a destinação de seu patrimônio a outra instituição que atenda às condições para gozo da imunidade, no caso de incorporação, fusão, cisão ou de encerramento de suas atividades, ou a órgão público.
h) outros requisitos, estabelecidos em lei específica, relacionados com o funcionamento das entidades em questão.
...
Renata Alves
Prata DIVISÃO 1, Contador(a) Então neste caso não emitiria notas fiscais, não teria obrigatoriedade de emissão de nota fiscal, correto?
Grata.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.