FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
respostas 7
acessos 31.421
Imposto de renda retido e não recolhido
Margareth Leitão
Iniciante DIVISÃO 4, Editor(a) de Imagens
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:27
Boa noite,
Minha dúvida é a seguinte: a empresa reteve o IR durante todo o ano, por 3 anos, mas não recolheu, fiz ad declarações de acordo com os informes de rendimentos, porém agora recebi uma notificação da Receita Federal me cobrando o IR que a empresa me cobrou mas não recolheu, o que devo fazer? Grata,
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:47
Boa noite!
A empresa reteu e não repassou, e mesmo que deveria ser recolhido foi informado em tal declaração certo?
Você vai ter que fazer o recolhimento dos atrasado com juros e multas.
Do que se trata esse imposto?
Margareth Leitão
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:57
Boa noite Wellington, este imposto é ref. ao meu salário mensal, trabalho na empresa há 3 anos e anualmente faço a declaração de IR de acordo com o informe de rendimentos que a empresa me fornece, hoje tive uma surpresa quando recebi a notificação da Receita Federal, onde me consta o valor original + juros e multa, será que posso pedir na empresa o comprovante de que dos recolhimentos, se é que eles existem, minha preocupação maior é a seguinte: se a empresa não recolheu vou ser obrigada a pagar?
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 22:59
Boa noite!
Se a empresa fez a retenção do seu salário, ela deve informar essas retenções na DIRF, se a mesma não informou cobre que seja informado e pago, pois você não pode pagar um imposto que já foi retido do seu salário.
Abraços Washington
Margareth Leitão
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:10
Boa noite Washington,
Outros colegas do trabalho também estão com as respectivas declaração na malha fina, mas nenhum recebeu uma notificação da Receita como eu, a empresa não está bem financeiramente, o fato dela ter retido e não recolhido incorre em crime não é, porém, o débito na Receita existe e ele terá que ser pago, sou a principal prejudicada porque já paguei o imposto para a empresa que não repassou os valores, será que terei que arcar com esta dívida para que não conste nenhum débito em meu CPF?
Wellington Resende Melo
Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:11
Margareth Leitão
Nossa a empresa agiu de ma fe, sendo que o mesmo foi retido e não repassado.
Entranho que ninguem reclamou durante 3 anos pois todos ficam esperando a devolução do governo de tal imposto retido.
Washington Luiz, como disse nosso colega cobre da empresa tal situação.
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:15
Margareth
A Receita Federal está de cobrando porque, provavelmente não foi informado na DIRF da empresa a retenção realizada, sendo assim cobre que a empresa te informe na DIRF.
Abraços Washington
Margareth Leitão
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 23:19
É o que vou fazer amanhã, durante os 3 anos tinha restituição mas não recebi, o tempo foi passando e agora vou ter que ir até a Receita, porém não sabia o que tinha que cobrar (nome do documento) do meu empregador para apresentar na Receita, vou cobrar a DIRF amanhã mesmo e irei apresentar à Receita o mais breve possível, porque tenho 30 dias de prazo mas quero resolver este assunto o mais breve possível, muito obrigada, boa noite!