x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 957

Necessidade de retificar declarações SIMPLES

Talita Miyuki Kuroda

Talita Miyuki Kuroda

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 18:16

Boa tarde,

Tenho uma empresa desde 07/2010.
Por uma orientação equivocada do contador, sempre fiz o cálculo do DAS pelo anexo IV, quando deveria ser pelo Anexo III.

Já retifiquei todos os cálculos de 2012, recolhendo o INSS + multas.

Gostaria de saber se é realmente necessário retificar os cálculos e a Declaração de 2011 e 2010, visto que pelo anexo IV eu já recolhi o ISS, além de CSLL e CONFINS (que não são cobrados pelo anexo III).

Eu não teria interesse em recolher o INSS retroativo, visto que já tenho mais que o tempo necessário de contribuição para a minha idade. (Tenho 28 anos e já tenho 14 de contribuição).

O que acontece se eu não retificar as declarações e cálculos de 2010 e 2011?

SIDENIL JOSÉ DOS SANTOS

Sidenil José dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 18:54

Talita, boa tarde!

Sugiro procurar um profissional para te esclarecer estas e outras dúvidas a respeito de sua situação.

Forte abraço!

Advogado, Técnico em Contabilidade, consultor tributário, especializado em Direito Tributário, diretor da Verídica Contabilidade em Tucumã-PA, presidente do Sescon Sudoeste-GO, ex consultor e instrutor do SEBRAE-GO, ex instrutor do SENAC-GO
Talita Miyuki Kuroda

Talita Miyuki Kuroda

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 18:57

Na verdade eu já fiz isso, e o profissional que eu procurei me sugeriu deixar como está, já que a declaração já foi entregue.

Vim em busca de outras opiniões, porque não quero que no futuro dê problemas e eu seja obrigada a pagar o INSS retroativo com multas exorbitantes.

Abraços.

Marcelo Maltez

Marcelo Maltez

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 13 novembro 2012 | 23:42

Talita,

Na verdade o Inss do anexo IV é maior que do anexo III, você deve retificar suas gfip, pedir alteração de suas gps do código 2100 para o código do simples, efetuar a compensação ou pedir a restituiçâo do valor Pago a maior ao Inss.


Aconselho também retificas todos os Das e as DASN. Do período, pedindo restituição do que for pago a maior e recolhendo o que pode ter sido pago a menor.

Pode parecer muito trabalhões e cato, mas garanto que é melhor fazer isso agora com calma é ficar com a empresa toda certa que ter que resolver isso no futuro em um prazo apertado.

Por fim, aconselho a procurar um bom contador.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.