x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.215

Imposto de Renda PF

Waldemar Olbertz

Waldemar Olbertz

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 21:59

Fiz uma despesa médica em 17 de dezembro de 2012 e paguei com cartão de crédito em 3 vezes, sem juros, mas o médico me deu um recibo do total da despesa como pago em 17 de dezembro de 2012. Posso relacionar o primeiro pagamento como feito em 17/12/12 e lançar no IRPF de 2013 e os dois pagamentos restantes como feitos em 2013 e relacionar no IRPF de 2014? Me parece o mais lógico, uma vez que apenas 1/3 da despesa saiu do meu caixa em 2012 e os 2/3 restantes sairam do meu caixa em 2013. Agradeço a ajuda.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 10:50

Bom dia Waldemar,

Fiz uma despesa médica em 17 de dezembro de 2012 e paguei com cartão de crédito em 3 vezes, sem juros, mas o médico me deu um recibo do total da despesa como pago em 17 de dezembro de 2012

Imagino que estejamos falando de um caso hipotético, pois ainda estamos no mês de Novembro/2012.

Afora isto você pode/deve sim informar tal despesas exatamente como demonstrado por você. Cuide apenas de manter consigo a documentação que comprove a operação (extratos do cartão de crédito e recibo do médico).

A dedução dessas despesas é condicionada a que os pagamentos sejam especificados, informados na Relação de Pagamentos e Doações Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de quem os recebeu. Admite-se que, na falta de documentação, a comprovação possa ser feita com a indicação do cheque nominativo com que foi efetuado o pagamento. Conforme previsto no art. 73 do RIR/1999, a juízo da autoridade fiscal, todas as deduções estarão sujeitas a comprovação ou justificação, e, portanto, poderão ser exigidos outros elementos necessários à comprovação da despesa médica.

Fonte: Resposta dada pela Receita Federal a Pergunta 344

...

Waldemar Olbertz

Waldemar Olbertz

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 11 anos Sábado | 17 novembro 2012 | 18:19

Saulo, fico muito agradecido pela sua informação. Eu estava preocupado se não houvesse esta possibilidade, mas agora você deixou tudo muito claro. Este fórum é nota dez mesmo, pois todos os membros cooperam com informações valiosas como esta que você colocou. Estou muito feliz com esta informação. Waldemar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.