x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.322

prejuizos acumulados x incentivos fiscais

Alexandra Dunker

Alexandra Dunker

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 15:21

Incentivos Fiscais e prejuizos acumulados de exercicios anteriores.
Prezados,
A empresa onde atuo pretende utilizar-se de incentivos fiscais da base do IRPJ (Lei ROUANET, Incentivo ao Idoso) e para isso, gostaria de saber se existe alguma lei que veta a utilização desses incentivos tendo em vista que a empresa está compensando no LALUR prejuízos acumulados de exercícios anteriores. Já fiz a busca em livros como Fabretti, Pegas, Olivera Martins e até mesmo na internet, mas não encontro nada que possa exclarecer. Desde já agradeço a intenção de todos que possam de alguma forma contribuir.

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 19 novembro 2012 | 21:32

Prezada Alexandra, boa noite!

Como você já deve ter observado o Prejuízo Fiscal reduz o Lucro Real Apurado, normalmente em até 30%.
Já o Incentivo ele é deduzido do Imposto de Renda Devido, sem computo do adicional.
Assim após compensado o prejuízo, sobre saldo do lucro real apurado, você calcula o IR devido e ai o incentivo.

Creio que nos manuais de orientação ao preenchimento da DIPJ você vai encontrar ajuda nos cálculos.

Espero ter contribuído,
Um abração e seja bem vinda ao Portal.

Alex Costa.
Alexandra Dunker

Alexandra Dunker

Iniciante DIVISÃO 2, Supervisor(a) Adm. Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 19:40

Prezado Alex,

Agradeço sua contribuição que de fato foi de muita importância para o meu trabalho!

Tenho muito o que aprender e creio que este forum é uma ferramenta
que nos auxilia grandemente.

Espero que eu possa contribuir de alguma forma também!

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.