x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.144

Imposto de Renda PF

Waldemar Olbertz

Waldemar Olbertz

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 19:04

Meu filho vai fazer uma Cirurgia no dia 8 de fevereiro de 2013. Pretendo pagar metade do valor ainda neste mês de dezembro 2012 para poder abater no Imposto de Renda exercício 2013, ano base 2012. Existe alguma infração às leis eu fazendo isto? Posso usar o TED (transfêrencia Eletrônica de Dinheiro) como comprovante? Agradeço. Waldemar.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 21:20

Boa nopite Waldemar,

Nada o impede de pagar metade dos custos da cirugia de seu
filho.

O TED personalizado servirá apenas como comprovante de que você pagou a metade. Além deste comprovante seu filho (ou você) deverão ter em mãos os comprovantes dos pagamentos efetuados ao Hospital e ou ao médico que fez a referida cirugia.

Se seu filho constar da sua DIRPF como seu dependente, você poderá deduzir os gastos na sua DIRPF. Se seu filho declarar separado, você não poderá deduzir a parte que pagou, entretanto seu filho poderá deduzi-la mesmo que você (não ele) tenha pago.

Se persistirem dúvidas torne a entrar em contato.

...

Waldemar Olbertz

Waldemar Olbertz

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 11 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2012 | 21:44

Prezado Saulo: o TED vai ser feito em nome da Empresa de Assistência Médica, que possui CNPJ. Este comprovante não é suficiente? Esta empresa também vai emitir um recibo desta metade onde o contador dela exigiu que fosse especificado que se trata de um pagamento adiantado feito por conta da cirurgia que será efetivada em fevereiro de 2012, quando será paga a outra metade e emitido o recibo da parte restante. A despesa hospitalar será paga pelo plano de saúde e o médico não dará recibo em nome dele, e sim em nome da empresa para a qual ele trabalha. Será que está tudo certo assim? Agradeço sua atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.