x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.945

DIMOB - "favorecido" da locação

Zeb Azera

Zeb Azera

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 21:53

Olá!

Tenho uma questão para resolver, já ouvi diversas soluções, mas preciso ter certeza da resposta!

A situação é a seguinte:

Minha mãe tem um imóvel locado através de uma imobiliária. Esse imóvel, na matrícula, está em nome do espólio do meu avô, que é composto pela minha mãe, minha avó e minha tia. Essas duas últimas passaram para minha mãe através de procurações públicas o direito de vender, transferir e locar esse imóvel (plenos poderes, etc.). O contrato de intermediação da locação com a imobiliária, bem como o contrato de locação do imóvel, está somente no nome da minha mãe, ou seja, é exclusivamente ela que aparece como proprietária. Diante disso e do que garantem as procurações, os rendimentos da locação são depositados na conta corrente da minha mãe, de forma que ela é quem recebe a totalidade do valor. Porém, a imobiliária informa na Dimob que repassa os aluguéis para minha mãe, minha tia e minha avó, conforme suas participações no espólio. Acontece que não é isso que ocorre na prática, porque é somente minha mãe quem recebe e é na conta-corrente dela que a imobiliária deposita o rendimento. Então, para dar origem a esses valores, ela informa no IR o recebimento de 100% da locação líquida e paga o devido imposto. O problema é que minha avó e minha tia foram chamadas pela Receita Federal por não estarem declarando nos seus IRs esses valores que a imobiliária diz que paga para elas, valor esse que elas não declaram porque não recebem. Sendo assim, terão que declarar e pagar o imposto com multa (minha mãe vai pagar para elas, nada mais justo, porque foi ela quem recebeu – vai acabar pagando duas vezes...).

A imobiliária disse que está fazendo certo e que vai continuar fazendo assim. Consultei uma advogada e um contador e ambos disseram que a imobiliária está errada, mesmo porque nos contratos constam a minha mãe como proprietária, não as três. Além disso, informaram que na Dimob deve constar o valor repassado ao favorecido da locação, que é quem efetivamente recebe, independentemente da matrícula. E, por fim, minha tia tem um imóvel locado nas mesmas condições (em nome do espólio e com procurações da minha avó e da minha mãe), sendo que a imobiliária que administra esse imóvel dela não inclui as outras partes na Dimob, somente minha ela mesma, que é quem recebe o rendimento desse bem, o que eu acredito estar correto.

Sei que seria bem mais fácil trocar de imobiliária, mas no contrato que temos, teríamos que pagar para a imobiliária atual todas as comissões até o fim do contrato de locação do bem, que finda em 2015. Sendo assim, descarto essa opção.

Então, eis a minha dúvida: quem tem a razão, a imobiliária que administra o imóvel da minha mãe ou o contador e a advogada, que tem uma opinião diferente (a qual eu acredito estar correta)?!

Agradeço muito se chegaram a ler até esta parte, porque significa que pelo menos se interessaram e podem estar tentando ajudar! Se tiverem uma resposta para isso, melhor ainda! Não sei mais a quem recorrer!

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 22:11

Boa noite Samy

Se o Contrato foi celebrado unicamente entre a imobiliária e sua mãe, ou seja, não constam outros beneficiarios, a imobiliária não pode inclui-los. Isto é ponto pacifico de discussão.

Você deve contratar um advogado para obrigar a imobiliária retificar as DIMOBs já apresentadas e inclusive ressarcir sua mãe do imposto pago indevidamente.

Entretanmo uma coisa me intriga: Como a imobiliária soube e informou as outras beneficiárias (nome e CPF) na DIMOB se não constam do Contrato? Verifique isto com mais atenção antes de tomar qualqur atitude.

...

Zeb Azera

Zeb Azera

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Domingo | 13 janeiro 2013 | 22:56

Boa noite Saulo!

Agradeço pela resposta! Sim, foram passadas para a imobiliária as procurações que as outras partes fizeram e o contrato foi feito exclusivamente entre a imobiliária e minha mãe (os nomes das demais não aparecem no documento). Eles tem os nomes e CPFs porque estes constam nas procurações!

Obrigado e uma boa semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.