x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 2.520

Exclusão do Simples - Ainda dá tempo de reverter?

Fernanda Lépore Ramon

Fernanda Lépore Ramon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 10:06

Bom dia!

Tenho uma empresa que recebeu o comunicado de Exclusão do Simples Nacional.
A empresa não fez o pedido de Parcelamento no tempo estipulado pela Receita por não ter a disponibilidade do valor para pagar.
Porém agora decidiu que pode arcar com o valor do parcelamento e quer se manter no Simples.
Ainda há algum modo de se reverter a exclusão?

Obrigada pela atenção.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 14 janeiro 2013 | 17:06

Fernanda Lépore Ramonm,
Boa tarde!

Solicite o Parcelamento do Simples Nacional. Os valores a recolher ainda não foram consolidados para nenhuma empresa, sendo assim, a opção pelo Parcelamento não significa já iniciar o pagamento dos Débitos.

Não foi divulgado pela RFB, quando se dará essa consolidação, estamos todos no aguardo.

...

A opção pelo Simples Nacional somente poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção.

Fonte: www8.receita.fazenda.gov.br
Sendo assim, após solicitar o parcelamento, poderá fazer novo pedido.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
CASSIA BORGES

Cassia Borges

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 14:56

Paulo, boa tarde!

Hoje fui imprimir o DARF do parcelamento do simples aquele para ingresso em 2007 e saiu uma mensagem dizendo que o parcelamento havia sido rescindido. Em dezembro/2012 eu tava devendo o simples de alguns meses de 2011 e outros de 2012, mas já havia pedido o parcelamento desses débitos. Porque isso aconteceu?

Por favor me ajudem!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 15:02

Cassia Borges,
Boa tarde!

Alguns motivos levam ao cancelamento de um parcelamento administrado pela RFB, um deles é o não pagamento de 03 parcelas consecutivas ou não.

Procure se informar o motivo do cancelamento do Parcelamento, pois o mesmo, poderá ser motivo de impedi-la de optar novamente pelo Simples Nacioanl em 2013.

Lembrando que o prazo final para opção no regime é até 31.01.2013.

Sds...

Fernanda Lépore Ramon

Fernanda Lépore Ramon

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 14:38

Paulo R. Schafer

Mais uma dúvida, por favor: se eu fizer o pedido do parcelamento hoje, você acha que já posso fazer o pedido da opção no mesmo dia, ou espero alguns dias pra fazer isso?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 15:16

Fernanda Lépore Ramon,
Boa tarde!

Não tenho conhecimento de regra sobre essa contagem de tempo.

Entretanto, sugiro que aguarde pelo menos 24h para que o pedido de parcelamento seja reconhecido e vinculado ao Cnpj e assim possibilitar a opção pelo Simples Nacional.

Sds...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.