x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 8.795

Crédito Pis e Cofins no Lucro Real

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 15:31

Boa tarde, colegas!


Estou calculando o Pis e Cofins de uma empresa do Lucro Real, porém estou com a seguinte dúvida:

- Utilizo o crédito de PIS e Cofins retidos das Notas Fiscais de Serviços Prestados? Se sim, tenho que aplicar a alíquota de 1,65% e 7,6%?

Pois, percebi que estavam utilizando esses créditos com alíquotas de 0,65% e 3% (Lucro Presumido) , está correto dessa forma?



Agradeço, desde já!

Leonardo Pavani

Leonardo Pavani

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 16:02

Juliana,

Se sua empresa é optante pelo lucro real você deverá aproveitar os créditos com as alíquotas de lucro real, 1,65% e 7,6%.. Você deverá ficar atenta com o prazo de utilização destas retenções.
Espero ter ajudado.

Att,

Att,

Leonardo Pavani

" Pra quem não sabe ler, o letreiro é somente um desenho"
Vanderlei de Lima Gralha

Vanderlei de Lima Gralha

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 16:09

Juliana

Então a retenção foi feita de forma correta porque provavelte reterão os 4,65% que são 3% Cofins, 0,65% PIS e 1% de CSLL.

Vc na hora que for apurar o imposto devido aproveita os creditos que foram retidos e o seu cliente só vai pagar sobre a diferença.

Se ñ vai dar problemas futuramente porque imagina reteram os impostos com as alíquota de 3% e 0,65% e vc vai compensa com aliquotas maiores o fisco com certeza irá cobrar essa difereça.

At. Vanderlei de Lima Gralha
Analista Contábil!
[email protected]
Geisileni Muzy Reis

Geisileni Muzy Reis

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 11:18

Enquadrei para apuração de PIS e COFINS uma empresa com atividade de serviço de saúde (consultas e exames sem internação) no regime CUMULATIVO alíquotas 0,65% e 3% respectivamente embora OPTANTE pelo Lucro REAL.
Já busquei varias orientações sobre esta questão ainda não estou 100% se esta correto em razão da Opção pelo LUCRO REAL a empresa não esta na obrigatoriedade do Lucro Real, nem pela atividade nem pelo faturamento.
Esta correto a tributação do PIS 0,65% e COFINS 3% regime cumulativo x Lucro Real?

Geisileni Muzy Reis

Geisileni Muzy Reis

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:01

Mesmo uma empresa optante pelo Lucro Real Empresa com atividade médica,
8630-5/02
ATIVIDADE MÉDICA AMBULATORIAL COM RECURSOS PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES
COMPLEMENTARES
Não poderia ser regime cumulativo 0,65% PIS e 3% COFINS em razão da atividade?
Sociedade Simples Limitada com faturamento anual em torno R$ 700.000,00

Deborah Neri

Deborah Neri

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:02

Boa Tarde ! Eu tenho que fazer uma carta de outorização , onde os pagamentos devidos a empresa onde trabalho devem ser feitos em uma conta pessoal . Alguém pode me ajuda ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.