x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 597

MARIA ADRIANA DOS SANTOS CORREA

Maria Adriana dos Santos Correa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 17:09

Boa Tarde!

Estou com a seguinte duvida estou gerando a DCTF de meus clientes assim que faço o fechamento do mes, porém fiquei com duvidas no campo pagamento como o imposto ainda nao venceu na data que estou entregando a DCTF posso ja enviar preenchendo os dados de pagamento ou nao posso preencher o campo pagamento? no caso terei que retificar a DCTF quando o cliente fizer o pagamento do imposto?

grata.

Contadora na Empresa Integra Assessoria Contabil
Abertura,Alterações, Encerramento de Empresas, Contabilidade em Geral.
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 17:16

Boa tarde Maria,


Não recomendo esta prática, visto que se o seu Cliente não pagar os débitos, a DCTF ficara com informações incorretas, sujeitando-se a multa.


Aqui no meu escritório, adoto o critério de deixar todas DCTF´s feitas e após as datas de vencimento dos impostos/contribuições, consulto no Portal E-CAC, estando os débitos pagos, ai sim, transmito as DCTF´s e neste caso, muito antes do prazo previsto para entrega das mesmas.

No seu exemplo, se o Cliente não pagar o débito no vencimento, tera que retificar a DCTF informando o pagamento de acordo com o DARF pago, ou seja com os devidos acréscimos.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 16 janeiro 2013 | 17:17

Maria Adriana dos Santos Correa,
Boa tarde!

Se o pagamento com DARF, do(s) referido(s) débito(s) não ocorreram até o momento da transmissão da DCTF, este não deverá ser informado na DCTF.

E, também não será necessário retificar DCTF assim que o(s) DARF(s) forem recolhidos, pois os sistemas da RFB já faram o cruzamento do débito com o respectivo pagamento, automaticamente.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
MARIA ADRIANA DOS SANTOS CORREA

Maria Adriana dos Santos Correa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2013 | 10:20

muito obrigada Mário Gilberto Barros de Melo e Paulo R. Schafer pela atençao


abraços.

Contadora na Empresa Integra Assessoria Contabil
Abertura,Alterações, Encerramento de Empresas, Contabilidade em Geral.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.