x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 788

Pessoa Jurídica X Pessoa Física - Dúvidas

Bruno César Hadler Benes

Bruno César Hadler Benes

Iniciante DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 21:22

Boa noite,

Estou com algumas dúvidas... por favor me ajudem!

Sou sócio e proprietário (juntamente com minha esposa) de uma empresa de artefatos metálicos, porém não recebo lucros, pois abrí a empresa para meu irmão (por razões familiares) que é quem gerencia e administra a empresa. Ao mesmo tempo, sou funcionário com registro em outra empresa privada e meus rendimentos pessoa física dispensam a declaração de imposto de renda, a qual faço como isento.

A pergunta é...
Exemplo: a empresa que está no meu nome tem um faturamento de 200 mil por ano (valor fictício), porém como disse anteriormente não recebo nada referente aos lucros. Estarei certo em me declarar isento como pessoa física, pois meus rendimentos não ultrapassam o valor R$ 23.499,15?

Obrigado desde já.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2013 | 07:09

Bom dia Bruno,

O fato de sua empresa faturar 200.000,00/ano não impede de você apresentar a DIRPF e ser isento do imposto de renda.

Isto porque o que determinará sua isenção (ou não) é a totalidade dos rendimentos tributáveis. Como você não tem rendimentos tributáveis decorrentes da sociedade na pessoa juridica (sua empresa) pouco importa se o faturamento dela é de duzentos mil ou milhões.

Certifique-se apenas de que na empresa em questão não está lhe sendo creditado pró-labore.

...

Alex Luis da Costa

Alex Luis da Costa

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Domingo | 20 janeiro 2013 | 23:30

Olá pessoal, ai vai minha contribuição...

Seria interessante informar na declaração de bens a posição da participação societária, e resultados acumulados.

abraços.

Alex Costa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.