x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.293

Prazo para aderir ao SIMPLES

Romulo Felix

Romulo Felix

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 09:13

Bom dia.

Por favor, me esclareçam uma duvida.
O prazo para aderir ao simples é 31 de janeiro, como faço para requerer uma prorrogação deste prazo, visto que encontrei algumas dificuldades numa alteração contratual?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 09:27

Romulo Felix,
Bom dia!

Na hipótese de início de atividade no ano-calendário da opção, a partir de 01/01/2009, a ME e a EPP, após efetuar a inscrição no CNPJ, bem como obter a sua inscrição municipal e estadual, caso exigíveis, poderão efetuar a opção pelo Simples Nacional no prazo de até 30 dias contados do último deferimento de inscrição.

A ME ou a EPP não poderá efetuar a opção pelo Simples Nacional na condição de empresa em início de atividade depois de decorridos 180 (cento e oitenta) dias da data de abertura constante do CNPJ.

Caso a pessoa jurídica, deseje mudar o seu regime de tributação, de lucro presumido ou real para a sistemática do simples nacional, a opção somente poderá ser realizada no mês de janeiro, até o seu último dia útil, produzindo efeitos a partir do primeiro dia do ano-calendário da opção.

Fonte: www8.receita.fazenda.gov.br

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Romulo Felix

Romulo Felix

há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 16:19

boa tarde.
Preciso fazer uma alteração na atividade economica de uma empresa junto a JUCERJA. Para fazer esta alteração eu preciso preencher um novo requerimento eletronico de empresario? Se preciso porque ao tentar gerar este junto à JUCERJA, obtenho a seguinte informação:
"INFORME VIABILIDADE DE CONSTITUIÇÃO DE MATRIZ", ou será que pode ser um Requerimento de Empresario convencional em word, disponivel no site da JUCERJA?

Grato.
Romulo Felix

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 16:23

Romulo Felix,
Boa tarde!

Por gentileza, promova uma pesquisa no Forum Contábeis sobre o tópico que trata da sua dúvida.

Tal tópico em questão é tema de discussão referente "Prazo para aderir ao SIMPLES"

Grato pela compreensão.

Romulo Felix

Romulo Felix

há 11 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 22:53

Boa noite Paulo R. Schafer.

Hoje a referida empresa possui CNPJ e Inscrição Estadual, ainda não possui a inscrição Municipal. Então neste caso após esta se inscrever no município, eu terei até 30 dias após esta inscrição para me aderir ao simples, desde que não exceda o prazo máximo de 180 dias após o deferimento do CNPJ.
Este é o entendimento correto?

Grato
Rômulo Felix

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 09:02

Romulo Felix,
Bom dia!

Seu entendimento exposto está perfeitamente correto.

Permanecendo dúvidas, volte a postar.

Sds...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.