x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 17.605

Opção pelo regime de apuração de receitas

José Luiz Cardoso Nunes

José Luiz Cardoso Nunes

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 12:39

Olá a todos usuário do fórum.

Eu sou MEI consequentemente optante pelo simples nacional e queria fazer a consulta das DAS que já foram pagas em 2012, tirar um extrato, uma apuração para calcular os valores devidos se tiverem, porém desde 2012 agora é necessário efetuar isso pelo PGDAS-D e não mais pelo PGDAS. Quando vou no menu apuração e escolho calcular valor devido ele da a mensagem 3041- onde diz que antes de fazer a primeira apuração do período preciso escolher a opção do regime apuração das receitas, até ai tudo bem.

Quando vou em "Calculo e Declaração", "Serviços Disponíveis" em "Opção pelo Regime de Apuração de Receitas" após logar vou em Efetuar Opção escolho o ano calendário 2012, ai me perguntam se quero usar a opção Competência ou Caixa, minha dúvida está ai, qual é a diferença entre uma e outra?

Atenciosamente,
José Luiz
Consultor informática
E49 Tecnologia e Entretenimento.
CARLOS RENATO SANTOS BALBINO

Carlos Renato Santos Balbino

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 12:43

Olá José Luiz, o regime de caixa é quando você emiti uma nota fiscal e sobre tributa o imposto quando você receber o pagamento pela serviço ou venda de mercadoria, e o regime de competência você tributa a venda ou serviço independentemente se você recebeu ou não o pagamento. No seu caso, como você é MEI você deveria optar pelo regime de Competência. Haja vista que você paga o DAS independentemente se você vendeu ou não, recebeu ou não.

José Luiz Cardoso Nunes

José Luiz Cardoso Nunes

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 12:48

Muito obrigado pela resposta Carlos!

Só mais uma dúvida, isso não interfere no ano calendário anterior né? Eu optando pela opção "Competência" isso só será aplicado daqui pra frente?

Atenciosamente,
José Luiz
Consultor informática
E49 Tecnologia e Entretenimento.
José Luiz Cardoso Nunes

José Luiz Cardoso Nunes

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Terça-Feira | 22 janeiro 2013 | 13:22

Ok obrigado! Eu acabei selecionando o ano Calendário 2012 da primeira vez e escolhi a opção Competência, depois tive que fazer uma nova opção para ano Calendário 2013 escolhi a opção "Competência" novamente tem algum problema?

Atenciosamente,
José Luiz
Consultor informática
E49 Tecnologia e Entretenimento.
Ricardo Sales

Ricardo Sales

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quarta-Feira | 6 fevereiro 2013 | 11:48

Bom dia amigos,

No meu caso? Sou serviço de lavanderia LTDA, ME e Simples. Emito as notas fiscais para algumas empresas mesmo recebendo a posterior. Qual opção devo escolher?

Muito obrigado pela atenção,
Ricardo Sales

CARLOS RENATO SANTOS BALBINO

Carlos Renato Santos Balbino

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 10:42

olá Ricardo, o que determina se é caixa ou competência é quando você calcula o Imposto, por exemplo, você emiti uma nota fiscal no valor de 100 reais no dia 30/10/2012 e recebe o pagamento pelo serviço no dia 01/11/2012. se você calcular o imposto em outubro/2012 você é Competência e se você calcular o imposto em novembro você é caixa.
como trabalhamos com 130 empresas, fazer por competência para mim é mais vantagem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.