x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.404

Balanço/Balancete Suspensão

Lucimar Raimundo de Sousa

Lucimar Raimundo de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 12:52

Por favor, fiquei com a seguinte dúvida quanto ao balanço de suspensão, no meu caso paguei IR e CS na estimativa mensal do mes de janeiro a maio, como o resultado da empresa dava sempre prejuizo à partir do mes de junho passei a suspender o pagamento do IR e CS. Então, devo levantar balanço de janeiro a junho (para comprovar a suspensão) - depois de janeiro a julho, e assim sucessivamente, pelo que entendi. Pergunto, então eu devo fechar o balanço de janeiro a junho, ou seja encerrar as contas de resultado, e depois como tenho minhas contas de resultado encerradas, para fechar o balanço de janeiro a julho, no caso, tenho que desfazer o fechamento (para que minhas contas de resultado não estejam mais encerradas) e encerrar tudo novamente. Seria isso?
O que deve constar no Livro Diário nos meses em que houve a suspensão como comprovação do fato?
Grata

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 21:07


.... no meu caso paguei IR e CS na estimativa mensal do mes de janeiro a maio, como o resultado da empresa dava sempre prejuizo à partir do mes de junho passei a suspender o pagamento do IR e CS. Então, devo levantar balanço de janeiro a junho (para comprovar a suspensão) -

Resposta: sim

depois de janeiro a julho, e assim sucessivamente, pelo que entendi.

Resposta: sim

Pergunto, então eu devo fechar o balanço de janeiro a junho, ou seja encerrar as contas de resultado, e depois como tenho minhas contas de resultado encerradas, para fechar o balanço de janeiro a julho, no caso, tenho que desfazer o fechamento (para que minhas contas de resultado não estejam mais encerradas) e encerrar tudo novamente. Seria isso?
O que deve constar no Livro Diário nos meses em que houve a suspensão como comprovação do fato?
Grata

Resposta:

Para fins de determinação do resultado contábil, a pessoa jurídica deverá promover, ao final de cada período de apuração, levantamento e avaliação de seus estoques, segundo a legislação específica, dispensada a escrituração do livro "Registro de Inventário". A pessoa jurídica que possuir registro permanente de estoques, integrado e coordenado com a contabilidade, somente estará obrigada a ajustar os saldos contábeis, pelo confronto com a contagem física, ao final do ano-calendário ou do encerramento do período de apuração, nos casos de incorporação, fusão, cisão ou extinção da pessoa jurídica.

O resultado do período em curso deverá ser ajustado por todas as adições determinadas, exclusões e compensações de prejuízos fiscais admitidas pela legislação do imposto de renda.

A demonstração do lucro real relativa ao período abrangido pelos balanços ou balancetes de suspensão ou redução deverá ser transcrita no Livro de Apuração do Lucro Real – LALUR.

A cada balanço ou balancete levantado para fins de suspensão ou redução do imposto, o contribuinte deverá determinar um novo lucro real para o período em curso, desconsiderando aqueles apurados em meses anteriores do mesmo ano-calendário.

As adições, exclusões e compensações de prejuízos fiscais computadas na apuração do lucro real, correspondentes aos balanços ou balancetes, deverão constar, discriminadamente, na parte A do LALUR, para fins de elaboração da demonstração do lucro real do período em curso, não cabendo nenhum registro na parte B do referido livro.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.