x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.085

Leilões Judiciais

Claudinei Zucco

Claudinei Zucco

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 15:14

Boa tarde pessoal.
Acabei de ingressar em uma empresa no setor financeiro.
A empresa é de Leilões Judiciais, e possui um escritório de contabilidade responsável pela área, que apura os tributos pelo Lucro Presumido.
Sendo Leilões Judiciais, a empresa após efetuar algum leilão, tem que aguardar o Juiz da causa ordenar a emissão da GR (Guia de Retirada)para que possa ser solicitado ao Banco específico o pagamento da comissão.
Alguns Leilões demoram 30 ou 40 ou 60 dias para serem pagos, mas a maioria demora 1 ano, (tem alguns já com 3 anos) os valores costumam ser altos.
Sempre que entra algum dinheiro no mês é emitida uma NF de prestação de Serviços para Justificar tal entrada e os impostos são recolhidos sobre esta NF.
Como sou contador formado, estamos estudando a possibilidade de fazer a contabilidade e apuração (mesmo que paralela de início)a titulo de estudo de tributos, para compararmos qual a melhor tributação (Presumido ou Real).
Cabe no caso de empresa nesse ramo a contabilidade e apuração com base no Lucro Real?
Desculpem o alongamento da questão, mas tentei ser o mais claro possível.
Alguém tem algum caso parecido, pois não encontrei nenhum colega familiarizado com esse tipo de empresa.
Abraço a todos

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 16:54

Boa tarde Claudinei

Cabe no caso de empresa nesse ramo a contabilidade e apuração com base no Lucro Real?

Qualquer empresa independentemente do ramo de atividades, porte ou total das receitas pode optar pela tributação na sistemática do Lucro Real.

O que determinará a viabilidade (menor carga tributária) será um estudo minucioso que considere as receitas, despesas e (principalmente) o fluxo de caixa desta empresa.

...

Claudinei Zucco

Claudinei Zucco

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 17:14

Boa tarde Saulo, talvez eu tenha formulado erradamente a pergunta.
A particularidade desse tipo de empresa, é justamente, a dificuldade de apurar o fluxo de caixa, pois temos as despesas fixas e variáveis como de costume, mas não temos uma previsão de recebimento da maioria do movimento.
As despesas, contas à pagar eu tenho como atribuir, mas não as receitas.
O tipo de escrituração ideal seria pelo método de caixa?
Agradeço a atenção.
Abraço!

Cleberson Silverio da Silva

Cleberson Silverio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 17:27

Olá Claudinei Zucco, acredito que a planejamento ideal para toda empresa neste período do ano (opção pelo modo de tributação) seja seguir o que ocorreu no período anterior ou seja, quais foram as movimentações da empresa no ano anterior. Como se comportaram as Despesas e as Receitas da empresa no ano de 2012. Baseado neste histórico deve-se analisar qual será o comportamento neste ano corrente 2013. Desta forma conseguimos saber se haverá aumento dos fluxos (receita x despesa) e simular a melhor opção para o regime ideal ou o mais próximo do ideal.

Abraço

Cleberson Silva
Contador/Perito Judicial
CRC 56.794- PR
CNPC 3637 - CFC
LinkedIn - https://www.linkedin.com/in/cleberson-silva-86251b34
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 17:45

Boa tarde Claudinei,

Sempre que entra algum dinheiro no mês é emitida uma NF de prestação de Serviços para Justificar tal entrada e os impostos são recolhidos sobre esta NF.

Neste caso o reconhecimento da receita ocorre quando da emissão da Nota Fiscal ainda que o fato gerador seja o serviço prestado há meses.

O ideal é que esta empresa adotasse o regime de Caixa (Lucro Presumido) este regime é proibido no Lucro Real, entretanto, emitindo as Notas Fiscais apenas quando ocorre o recebimento, adotar o regime de caixa não fará diferença alguma, pois não há o reconhecimento da receita quando o serviço é prestado.

Seguir os conselhos deixados pelo Cleberson lhe permitirá a adoção mais acertada (menos onerosa) para empresa em questão.

...

Claudinei Zucco

Claudinei Zucco

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 24 janeiro 2013 | 21:40

Obrigado colegas, as informações foram de grande valia para minha análise, e posterior colocação aos patrões.
Apesar de estar à poucos dias na empresa, tenho tentado já seguir um raciocínio crítico quanto ao melhor método e como comparar a tributação mais vantajosa. O trabalho é grande, e voltarei várias vezes.
Abraços a todos e obrigado novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.