x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.769

PIS e COFINS - Supermercados

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 26 janeiro 2013 | 18:44

Prezados,

Atualmente companho a geração e auditoria do SPED Contribuições de duas redes de associações de supermercados que contam com quase 60 lojas. Ao conversar pessoalmente com boa parte dos donos desses supermercados e ouvir deles repetidas reclamações a cerca do montante que veem pagando sobre o PIS e a COFINS. Realizei um levantamento e constatei que eles pagam em média de 2 e 3% do seu faturamento mensal. Só que em conversas com outros colegas constatei que tem supermercados recolhendo valor bem menores e uns pouquíssimos recolhendo valores maiores que 3%.

Gostaria de saber dos colegas que trabalham com clientes nesse ramos qual é a realidade dos seus clientes, acho que quanto mais informações trocarmos sobre esse assunto maiores as chances de encontrarmos saídas para nossos clientes pagarem menos PIS e COFINS.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

Cristiane Martins de Souza

Cristiane Martins de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Domingo | 27 janeiro 2013 | 21:26

Caro João,

Não é meu ramo mas acredito que uma parte pode estar relacionadas as questões abaixo:

Regime de apuração: Real | Presumido
Produtos com operações monofasicas.
Produtos com alguma redução.

Amigos do forum, ajude-nos a sanar as duvidas do nosso amigo Jõao.

Grata

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 00:49

Cristiane, não são dúvida, quero é trocar informações a respeito dos valores, ver o que os colegas que trabalham com empresas desse ramo tem a compartilhar. Acho que pode ser uma boa para tentarmos planejar juntos como reduzir a carga tributária dos supermercados.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

JOAO LUCIO CARVALHO JUNIOR

Joao Lucio Carvalho Junior

Prata DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 01:16

Oswaldo,

Meus clientes recolhem em média de R$2.000,00 a R$3.000,00 a cada R$100.000,00 faturados.

Mas conforme disse inicialmente, venho verificando que alguns chegam a recolher perto de 1% sobre o faturamento.

Att,

João Lúcio Carvalho Jr.

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 30 janeiro 2013 | 08:42

Tenho cliente supermercado que em 2012, recolheu 1,17% de pis-cofins sobre a receita bruta total.
Mas a questão ao meu ver é mais abrangente. Não podemos comparar simplesmente pela relação receita bruta total/pis-cofins recolhidos.
Primeiramente, com o advento da EFD-Contribuições onde essas contribuições são apuradas "item a item" vendido no mes e o credito (no caso do lucro real) , apurado tambem "item a item" nas compras, a primeira questão a ser levantada é se o cadastro dos produtos na empresa está sendo feito de forma correta. Isso porque esse cadastro é complexo tendo em vista as diversas situações: tributadas, monofasicas com aliquota zero; aliquota zero; substituição tributaria (cigarros), a ainda produtos com credito presumido no caso de carnes bovinas, suinas e frango. Ainda a questao de ser a empresa do lucro real ou presumido. No caso do presumido a carga tributaria no meu caso (fiz comparações) ficou em torno de 30% maior do que no real.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.